For a pedagogy of creativity for management courses: developing creative skills

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.002.0015

Keywords:

Creative Management, Pedagogy of Creativity, Creative Individual, Creative Leadership, Creative Culture

Abstract

The main proposal of this papper is to use the theoretical model of creative management, proposed by Muzzio and Paiva (2018), as a reference for reflection on a pedagogy of creativity to be developed and applied in management courses, since professionals who derive from courses in this area seem to need to face increasing managerial challenges in a context of great change. The model presents itself as creativity being the basic axis that moves the dimensions of the creative individual, creative leadership and creative culture, which when interacting with each other would provide a creative management more appropriate to the new creative contexts. The point of arrival of this work is the generation of propositions for reflection that should be able to establish constitutive elements to be measured later in an empirical way in classes where there are indications that aspects of a 'pedagogy of creativity' are somehow being applied, both in undergraduate and graduate courses in management, observing the students' perspective on how they evaluate the contributions of disciplines with more creative characteristics to their own creative formation and consequent to the creative management of new businesses and enterprises, in organizations from the most different sectors.

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Author Biographies

Marcela Rebecca Pereira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Administração - PROPAD/UFPE (2016-...), mestre em Administração - PROPAD/UFPE (2013 - 2015), mestre em Gestão Pública - MGP/UFPE (2012 - 2013), especialista em Gestão Pública - EGP/IFPE (2015-2016) e graduada em Administração CAA/UFPE (2008 - 2011). Técnica administrativa na UFPE desde 2010 (, tendo atuado na gestão de contratos, gestão de materiais e de patrimônio, chefia do setor de Infraestrutura, atividades relacionadas ao apoio discente e integrante da equipe de gestão do curso de medicina. Docência no Ensino Superior e EAD.

José Ricardo Costa de Mendonça, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS); graduado em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE); graduado em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Mestre em Administração pelo PROPAD/UFPE; com Pós-Doutorado em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGS/FACHIF/UFMG - 2012). Atualmente realizando um Pós-Doutorado em Administração no Programa de Pós-graduação em Administração (PPA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor do Departamento de Ciências Administrativas (DCA) e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da UFPE. Ex-Coordenador Adjunto da Universidade Aberta do Brasil - UAB/UFPE. Avaliador dos eventos da ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração) nas áreas de Estudos Organizacionais, Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Ensino e Pesquisa. Também avaliador do Basis nos cursos superiores de bacharelado presencial e a distância (INEP/MEC). Ex-Editor Executivo da Revista GESTÃO.Org (PROPAD/UFPE/Qualis B3) e editor especial da Gestão & Planejamento (UNIFACS/Qualis B2), no Fórum Temático - Oportunidades e Desafios das Práticas e da Gestão de Ensino de Administração a Distância (2012). Autor de diversos artigos em periódicos nacionais e internacionais e de capítulos de livros. Orientador de mestrado e doutorado tem participado e publicado nos principais eventos acadêmico-científicos da área. Revisor de diversos periódicos e eventos na área de Administração. Tem experiência na área de Administração e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: competências profissionais; metodologia de pesquisa qualitativa; ensino/aprendizagem e EAD; novas tecnologias para o ensino superior; políticas públicas para EAD; e gestão pública

Luiz Sebastião dos Santos Júnior, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE), possui mestrado em Administração também pelo PROPAD/UFPE (2005). É graduado em Administração pela UFPE. Tem como áreas de interesse: comportamento organizacional, gestão de pessoas, educação, EAD, motivação, liderança e mentoria. Possui experiência na área de gestão acadêmica e de ensino de graduação e pós-graduação.

Published

2020-01-30