Mentoria formal como estratégia de ação para a formação de competências criativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.002.0014

Palavras-chave:

Mentoria, Estratégia, Cultura, Criatividade, Visão Baseada em Recursos

Resumo

Este ensaio teórico tem o objetivo de apresentar o processo de mentoria formal, dentro da lógica das funções de mentoria, como uma alternativa estratégica interessante para a formação de classes criativas em oposição à visão tradicional de captação de recursos humanos criativos. O que se percebe é que parte dos estudiosos tem se concentrado na atração de pessoas criativas e num certo determinismo histórico-geográfico que imana valores culturais os quais por sua vez geram, respectivamente, pessoas criativas, classes criativas e, consequentemente, contextos criativos que, a partir daí, se retroalimentariam. Essa lógica é claramente suportada pela abordagem estratégica baseada em recursos, dentro de uma perspectiva cultural, onde pessoas, sua cultura e sua criatividade são elementos valiosos, raros e de difícil imitação. Resultados de pesquisas têm comprovado a validade da mentoria como um mecanismo crítico para o desenvolvimento de talentos em grandes empresas, especialmente no setor público. Como nem sempre é possível, pelo menos em um instante inicial, atrair recursos valiosos em quantidade significante, verifica-se que a formação de tais recursos humanos possa significar uma vantagem competitiva interessante às cidades que têm a pretensão de se destacar competitivamente por tal capacidade de inovação, criatividade e geração de novas perspectivas econômicas, sociais, políticas e, sobretudo, culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Rebecca Pereira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Administração - PROPAD/UFPE (2016-...), mestre em Administração - PROPAD/UFPE (2013 - 2015), mestre em Gestão Pública - MGP/UFPE (2012 - 2013), especialista em Gestão Pública - EGP/IFPE (2015-2016) e graduada em Administração CAA/UFPE (2008 - 2011). Técnica administrativa na UFPE desde 2010 (, tendo atuado na gestão de contratos, gestão de materiais e de patrimônio, chefia do setor de Infraestrutura, atividades relacionadas ao apoio discente e integrante da equipe de gestão do curso de medicina. Docência no Ensino Superior e EAD.

José Ricardo Costa de Mendonça, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS); graduado em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE); graduado em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Mestre em Administração pelo PROPAD/UFPE; com Pós-Doutorado em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGS/FACHIF/UFMG - 2012). Atualmente realizando um Pós-Doutorado em Administração no Programa de Pós-graduação em Administração (PPA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor do Departamento de Ciências Administrativas (DCA) e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da UFPE. Ex-Coordenador Adjunto da Universidade Aberta do Brasil - UAB/UFPE. Avaliador dos eventos da ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração) nas áreas de Estudos Organizacionais, Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Ensino e Pesquisa. Também avaliador do Basis nos cursos superiores de bacharelado presencial e a distância (INEP/MEC). Ex-Editor Executivo da Revista GESTÃO.Org (PROPAD/UFPE/Qualis B3) e editor especial da Gestão & Planejamento (UNIFACS/Qualis B2), no Fórum Temático - Oportunidades e Desafios das Práticas e da Gestão de Ensino de Administração a Distância (2012). Autor de diversos artigos em periódicos nacionais e internacionais e de capítulos de livros. Orientador de mestrado e doutorado tem participado e publicado nos principais eventos acadêmico-científicos da área. Revisor de diversos periódicos e eventos na área de Administração. Tem experiência na área de Administração e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: competências profissionais; metodologia de pesquisa qualitativa; ensino/aprendizagem e EAD; novas tecnologias para o ensino superior; políticas públicas para EAD; e gestão pública

Luiz Sebastião dos Santos Júnior, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE), possui mestrado em Administração também pelo PROPAD/UFPE (2005). É graduado em Administração pela UFPE. Tem como áreas de interesse: comportamento organizacional, gestão de pessoas, educação, EAD, motivação, liderança e mentoria. Possui experiência na área de gestão acadêmica e de ensino de graduação e pós-graduação.

Downloads

Publicado

2020-02-29