Por uma pedagogia da criatividade para os cursos da área de gestão: desenvolvendo competências criativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.002.0015

Palavras-chave:

Gestão Criativa, Pedagogia da Criatividade, Indivíduo Criativo, Liderança Criativa, Cultura Criativa

Resumo

A proposta principal desse papper é a de utilizar o modelo teórico de gestão criativa, proposto por Muzzio e Paiva (2018), como referência para reflexão acerca de uma pedagogia da criatividade a ser desenvolvida e aplicada em cursos da área de gestão, uma vez que os profissionais que derivam de cursos desta área parecem necessitar enfrentar crescentes desafios gerenciais em contexto de grande mudança. O modelo se apresenta como a criatividade sendo o eixo básico que movimenta as dimensões do indivíduo criativo, da liderança criativa e da cultura criativa, que ao interagirem entre si proporcionariam uma gestão criativa mais adequada aos novos contextos criativos. O ponto de chegada desse trabalho é a geração de proposições para reflexão que deverão ser capazes de estabelecer elementos constitutivos a serem medidos posteriormente de forma empírica em turmas onde haja indícios de que aspectos de uma 'edagogia da criatividade' estejam de alguma forma sendo aplicados, tanto na graduação quanto na pós-graduação de cursos da área de gestão, observando-se a perspectiva dos alunos para como avaliam as contribuições de disciplinas de características mais criativas para a sua própria formação criativa e consequente para a gestão criativa de novos negócios e empreendimentos, em organizações dos mais diferentes setores.

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Biografia do Autor

Marcela Rebecca Pereira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Administração - PROPAD/UFPE (2016-...), mestre em Administração - PROPAD/UFPE (2013 - 2015), mestre em Gestão Pública - MGP/UFPE (2012 - 2013), especialista em Gestão Pública - EGP/IFPE (2015-2016) e graduada em Administração CAA/UFPE (2008 - 2011). Técnica administrativa na UFPE desde 2010 (, tendo atuado na gestão de contratos, gestão de materiais e de patrimônio, chefia do setor de Infraestrutura, atividades relacionadas ao apoio discente e integrante da equipe de gestão do curso de medicina. Docência no Ensino Superior e EAD.

José Ricardo Costa de Mendonça, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS); graduado em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE); graduado em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Mestre em Administração pelo PROPAD/UFPE; com Pós-Doutorado em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGS/FACHIF/UFMG - 2012). Atualmente realizando um Pós-Doutorado em Administração no Programa de Pós-graduação em Administração (PPA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor do Departamento de Ciências Administrativas (DCA) e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da UFPE. Ex-Coordenador Adjunto da Universidade Aberta do Brasil - UAB/UFPE. Avaliador dos eventos da ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração) nas áreas de Estudos Organizacionais, Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Ensino e Pesquisa. Também avaliador do Basis nos cursos superiores de bacharelado presencial e a distância (INEP/MEC). Ex-Editor Executivo da Revista GESTÃO.Org (PROPAD/UFPE/Qualis B3) e editor especial da Gestão & Planejamento (UNIFACS/Qualis B2), no Fórum Temático - Oportunidades e Desafios das Práticas e da Gestão de Ensino de Administração a Distância (2012). Autor de diversos artigos em periódicos nacionais e internacionais e de capítulos de livros. Orientador de mestrado e doutorado tem participado e publicado nos principais eventos acadêmico-científicos da área. Revisor de diversos periódicos e eventos na área de Administração. Tem experiência na área de Administração e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: competências profissionais; metodologia de pesquisa qualitativa; ensino/aprendizagem e EAD; novas tecnologias para o ensino superior; políticas públicas para EAD; e gestão pública

Luiz Sebastião dos Santos Júnior, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE), possui mestrado em Administração também pelo PROPAD/UFPE (2005). É graduado em Administração pela UFPE. Tem como áreas de interesse: comportamento organizacional, gestão de pessoas, educação, EAD, motivação, liderança e mentoria. Possui experiência na área de gestão acadêmica e de ensino de graduação e pós-graduação.

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Publicado

2020-01-30