Aprendizagem em empresas startups: um estudo na Achego, e-commerce de artesanato da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.002.0013Palabras clave:
Aprendizagem, Empresas Startups, Artesanato, Grounded TheoryResumen
A aprendizagem é um fenômeno que pode ser explicado a partir das experiências vivenciadas pelos os indivíduos num contexto de atuação. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é compreender como ocorre o processo de aprendizagem de empreendedores que atuam em empresas startups. Para tal, buscou-se a partir do delineamento metodológico da Grounded Theory (GT), aproximar-se do fenômeno abordado, desvendando suas nuances e características próprias. A operacionalização do estudo se deu principalmente a partir de entrevista semiestruturada com os empreendedores da Achego uma empresa startup incubada na Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e com atuação na cidade de Campina Grande/PB, bem como incluiu documentos e dados online para complementar e fortalecer os achados da investigação. Os resultados apontam que o processo de aprendizagem dos atores em empresas startups se dá em diferentes situações tais como no desenvolvimento das atividades empresariais, na interação com o contexto social, a partir do desenvolvimento de aptidões tecnológicas e conceituais, e a vivência de sentimentos que circundam sua atuação. Além disso, a configuração da identidade organizacional funciona como um plano de fundo capaz de conduzir em seus participantes a necessidade de moldar seus comportamentos, obtendo novas capacidades, conhecimentos e desenvolvendo aptidões necessárias a atuação.
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