Learning in startup companies: a study at Achego, e-commerce of handicrafts from Paraiba

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.002.0013

Keywords:

Learning, Startup Companies, Crafts, Grounded Theory

Abstract

Learning is a phenomenon that can be explained from the experiences of the individuals in the context of performance. In this sense, the objective of this work is to understand how is the learning process of entrepreneurs working in startups. To this end, it sought from the design methodology of Grounded Theory (GT) approaching the phenomenon discussed, revealing its own nuances and characteristics. The operationalization of the study was mainly from semi-structured interviews with the closeness of entrepreneurs a startup company incubated in the Foundation of Paraíba Technology Park and with operations in the city of Campina Grande/PB, and included documents and data online to complement and strengthen the findings of the investigation. The results show that the learning process of the actors in startups occurs in different situations such as in the development of business activities, in interaction with the social, from the development of technological and conceptual skills and the experience of feelings that surround his performance. In addition, the configuration of organizational identity functions as a background able to drive its participants the need to shape their behavior, obtaining new skills, knowledge and developing skills necessary for action. 

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Author Biographies

Simone Costa Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Administração pela UFRN (2004) e Mestrado em Administração pelo PPGA/UFPB (2011) com pesquisa vinculada à linha de "Organizações e Recursos Humanos - Estratégia". Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com pesquisa no campo temático "Organizações e Sociedade" e professora Mestre - Nível D - DE, no curso de Bacharelado em Administração (Campus VII - Patos/PB) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) .Tem experiência na área de Administração atuando principalmente nos seguintes temas: Estratégia Organizacional, Inovação como Processo e Aprendizagem Organizacional.

Marcos André Mendes Primo, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (1983), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1988), Ph.D. em Supply Chain Management - Arizona State University (2003), EUA, e pós-doutorado no Business Management Department na North Carolina State University (2010), EUA. Professor da Universidade Federal de Pernambuco e membro permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD/UFPE). Foi professor Titular B e Diretor da Escola de Negócios, Hospitalidade e Comunicação no Centro Universitário dos Guararapes - UNIFG (Laureate International Universities) em Jaboatão dos Guararapes, PE, Foi coordenador da divisão Gestão de Operações e Logística - GOL da ANPAD no triênio 2015-2017, e Coordenador de área do SIMPOI, Atualmente é coordenador do núcleo de pesquisa GIRE (Gestão de Inovação em Redes de Empresas), Editor Executivo da Brazilian Administration Review - BAR, Editor Ciêntífico da Revista de Administração de Empresas-RAE e, avaliador ad hoc de periódicos internacionais (JOM, IJOPM) e nacionais (RAE, BAR). Atualmente trabalha nos seguintes temas de pesquisa: Inovação e Desenvolvimento de empresas de países emergentes (especialmente na indústria de construção naval); Educação empreendedora para pessoas maduras (fundador do EXPERIÊNCIA EMPREENDE); Empreendedorismo da indústria criativa em comunidades de baixa renda.

Eduardo de Aquino Lucena, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco (1993), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Em 2000, realizou doutorado-sanduíche na The University of Georgia (GA, EUA). Atualmente é professor associado do Departamento de Ciências Administrativas da da Universidade Federal de Pernambuco. Seus interesses de pesquisa englobam os seguintes temas: processos de aprendizagem nas organizações; experiência, reflexão e aprendizagem; e aprendizagem de praticantes da estratégia.

Eunice Ferreira Carvalho, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em Ciência Econômica pela Universidade Federal de Campina Grande (1995) e mestrado em Economia Rural [C. Grande] pela Universidade Federal da Paraíba (2000). Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho feminino, desenvolvimento econômico local e sustentável.

Jéssica Micaelly Santana do Nascimento Silva, Universidade Federal da Paraíba

Pós-graduada em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Mestra em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (Campus Agreste). Áreas de interesse: Criatividade, Empreendedorismo e Inovação.

Published

2020-02-29

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