Reflexões sobre aprendizagem e inovação em organizações: uma visão acerca dos aspectos temporais e contextuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.002.0010

Palavras-chave:

Aprendizagem em organizações, Processo de Inovação, Tempo, Contexto

Resumo

Aprendizagem e inovação em organizações são processos complexos e apresentam uma vasta literatura fundamentada em diferentes conceitos e perspectivas. O tempo e o contexto organizacional aparecem como elementos capazes de exercer influência na aprendizagem, o que por sua vez exerce influência na inovação, já que esta é resultante do processo de aprendizagem. Logo, é a partir do processo de aprendizagem que novos conhecimentos surgem, impulsionando mudanças tecnológicas e inovações, proporcionando diferenciação e competitividade para as organizações. Nessa linha, torna-se relevante articular por meio de um ensaio teórico, os conceitos que compõem a aprendizagem e a inovação, bem como os aspectos e as características contextuais e temporais envolvidos nesses processos, sendo este o objetivo principal deste ensaio. Para alcançar tal objetivo, cada construto é definido, considerando suas especificidades, bem como são apresentadas as diferentes inserções teóricas já propostas sobre a temática. Por fim, são indicadas sugestões para pesquisas futuras que podem vir a elucidar questões que aparecem como temas obscuros ou pouco tratados, sobretudo relativos ao tempo e ao contexto e suas relações com a aprendizagem e a inovação. A relevância desta proposta consiste em demonstrar a necessidade de avançar na compreensão de elementos que compõem as bases teóricas da temática proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Costa Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Administração pela UFRN (2004) e Mestrado em Administração pelo PPGA/UFPB (2011) com pesquisa vinculada à linha de "Organizações e Recursos Humanos - Estratégia". Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com pesquisa no campo temático "Organizações e Sociedade" e professora Mestre - Nível D - DE, no curso de Bacharelado em Administração (Campus VII - Patos/PB) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) .Tem experiência na área de Administração atuando principalmente nos seguintes temas: Estratégia Organizacional, Inovação como Processo e Aprendizagem Organizacional. 

Marcos André Mendes Primo, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (1983), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1988), Ph.D. em Supply Chain Management - Arizona State University (2003), EUA, e pós-doutorado no Business Management Department na North Carolina State University (2010), EUA. Professor da Universidade Federal de Pernambuco e membro permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD/UFPE). Foi professor Titular B e Diretor da Escola de Negócios, Hospitalidade e Comunicação no Centro Universitário dos Guararapes - UNIFG (Laureate International Universities) em Jaboatão dos Guararapes, PE, Foi coordenador da divisão Gestão de Operações e Logística - GOL da ANPAD no triênio 2015-2017, e Coordenador de área do SIMPOI, Atualmente é coordenador do núcleo de pesquisa GIRE (Gestão de Inovação em Redes de Empresas), Editor Executivo da Brazilian Administration Review - BAR, Editor Ciêntífico da Revista de Administração de Empresas-RAE e, avaliador ad hoc de periódicos internacionais (JOM, IJOPM) e nacionais (RAE, BAR). Atualmente trabalha nos seguintes temas de pesquisa: Inovação e Desenvolvimento de empresas de países emergentes (especialmente na indústria de construção naval); Educação empreendedora para pessoas maduras (fundador do EXPERIÊNCIA EMPREENDE); Empreendedorismo da indústria criativa em comunidades de baixa renda.

Eduardo de Aquino Lucena, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco (1993), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Em 2000, realizou doutorado-sanduíche na The University of Georgia (GA, EUA). Atualmente é professor associado do Departamento de Ciências Administrativas da da Universidade Federal de Pernambuco. Seus interesses de pesquisa englobam os seguintes temas: processos de aprendizagem nas organizações; experiência, reflexão e aprendizagem; e aprendizagem de praticantes da estratégia.

Jéssica Micaelly Santana do Nascimento Silva, Universidade Federal da Paraíba

Pós-graduada em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Mestra em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (Campus Agreste). Áreas de interesse: Criatividade, Empreendedorismo e Inovação.

Eunice Ferreira Carvalho, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em Ciência Econômica pela Universidade Federal de Campina Grande (1995) e mestrado em Economia Rural [C. Grande] pela Universidade Federal da Paraíba (2000). Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho feminino, desenvolvimento econômico local e sustentável. 

Downloads

Publicado

2020-01-30

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)