Reflexões sobre aprendizagem e inovação em organizações: uma visão acerca dos aspectos temporais e contextuais
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.002.0010Palavras-chave:
Aprendizagem em organizações, Processo de Inovação, Tempo, ContextoResumo
Aprendizagem e inovação em organizações são processos complexos e apresentam uma vasta literatura fundamentada em diferentes conceitos e perspectivas. O tempo e o contexto organizacional aparecem como elementos capazes de exercer influência na aprendizagem, o que por sua vez exerce influência na inovação, já que esta é resultante do processo de aprendizagem. Logo, é a partir do processo de aprendizagem que novos conhecimentos surgem, impulsionando mudanças tecnológicas e inovações, proporcionando diferenciação e competitividade para as organizações. Nessa linha, torna-se relevante articular por meio de um ensaio teórico, os conceitos que compõem a aprendizagem e a inovação, bem como os aspectos e as características contextuais e temporais envolvidos nesses processos, sendo este o objetivo principal deste ensaio. Para alcançar tal objetivo, cada construto é definido, considerando suas especificidades, bem como são apresentadas as diferentes inserções teóricas já propostas sobre a temática. Por fim, são indicadas sugestões para pesquisas futuras que podem vir a elucidar questões que aparecem como temas obscuros ou pouco tratados, sobretudo relativos ao tempo e ao contexto e suas relações com a aprendizagem e a inovação. A relevância desta proposta consiste em demonstrar a necessidade de avançar na compreensão de elementos que compõem as bases teóricas da temática proposta.
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