Reflections on learning and innovation in organizations: a view about temporal and contextual aspects

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.002.0010

Keywords:

Learning in organizations, Innovation Process, Time, Context

Abstract

Learning and innovation in organizations are complex processes and present a vast literature based on different concepts and perspectives. Time and the organizational context appear as elements capable of influencing learning, which in turn influences innovation, since it results from the learning process. Therefore, it is from the learning process that new knowledge emerges, driving technological changes and innovations, providing differentiation and competitiveness for organizations. In this line, it becomes relevant to articulate through a theoretical essay, the concepts that make up learning and innovation, as well as the contextual and temporal aspects and characteristics involved in these processes, this being the main objective of this essay. To achieve this goal, each construct is defined, considering its specificities, as well as the different theoretical inserts already proposed on the theme. Finally, suggestions for future research are suggested, which may elucidate issues that appear as obscure or poorly treated themes, especially relating to time and context and their relationship with learning and innovation. The relevance of this proposal is to demonstrate the need to advance the understanding of elements that make up the theoretical bases of the proposed theme.

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Author Biographies

Simone Costa Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Administração pela UFRN (2004) e Mestrado em Administração pelo PPGA/UFPB (2011) com pesquisa vinculada à linha de "Organizações e Recursos Humanos - Estratégia". Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com pesquisa no campo temático "Organizações e Sociedade" e professora Mestre - Nível D - DE, no curso de Bacharelado em Administração (Campus VII - Patos/PB) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) .Tem experiência na área de Administração atuando principalmente nos seguintes temas: Estratégia Organizacional, Inovação como Processo e Aprendizagem Organizacional. 

Marcos André Mendes Primo, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (1983), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1988), Ph.D. em Supply Chain Management - Arizona State University (2003), EUA, e pós-doutorado no Business Management Department na North Carolina State University (2010), EUA. Professor da Universidade Federal de Pernambuco e membro permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD/UFPE). Foi professor Titular B e Diretor da Escola de Negócios, Hospitalidade e Comunicação no Centro Universitário dos Guararapes - UNIFG (Laureate International Universities) em Jaboatão dos Guararapes, PE, Foi coordenador da divisão Gestão de Operações e Logística - GOL da ANPAD no triênio 2015-2017, e Coordenador de área do SIMPOI, Atualmente é coordenador do núcleo de pesquisa GIRE (Gestão de Inovação em Redes de Empresas), Editor Executivo da Brazilian Administration Review - BAR, Editor Ciêntífico da Revista de Administração de Empresas-RAE e, avaliador ad hoc de periódicos internacionais (JOM, IJOPM) e nacionais (RAE, BAR). Atualmente trabalha nos seguintes temas de pesquisa: Inovação e Desenvolvimento de empresas de países emergentes (especialmente na indústria de construção naval); Educação empreendedora para pessoas maduras (fundador do EXPERIÊNCIA EMPREENDE); Empreendedorismo da indústria criativa em comunidades de baixa renda.

Eduardo de Aquino Lucena, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco (1993), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Em 2000, realizou doutorado-sanduíche na The University of Georgia (GA, EUA). Atualmente é professor associado do Departamento de Ciências Administrativas da da Universidade Federal de Pernambuco. Seus interesses de pesquisa englobam os seguintes temas: processos de aprendizagem nas organizações; experiência, reflexão e aprendizagem; e aprendizagem de praticantes da estratégia.

Jéssica Micaelly Santana do Nascimento Silva, Universidade Federal da Paraíba

Pós-graduada em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Mestra em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (Campus Agreste). Áreas de interesse: Criatividade, Empreendedorismo e Inovação.

Eunice Ferreira Carvalho, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em Ciência Econômica pela Universidade Federal de Campina Grande (1995) e mestrado em Economia Rural [C. Grande] pela Universidade Federal da Paraíba (2000). Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho feminino, desenvolvimento econômico local e sustentável. 

Published

2020-01-30

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