Avaliação da satisfação dos clientes de uma empresa do setor de serviços, através do modelo Kano e da matriz de importância x desempenho
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2019.004.0005Palabras clave:
Satisfação dos clientes, Modelo Kano, Matriz de Importância X Desempenho.Resumen
Este artigo busca falar sobre fatores da satisfação dos clientes no setor de serviços, usando a empresa Vidraçaria União para isto, sabendo que no cenário competitivo a satisfação é essencial e um diferencial. As Teorias de Kano e matriz de importância X desempenho são abordadas de forma explicativa para melhor compreensão. Foi feita a análise da satisfação dos clientes relacionada aos 13 atributos selecionados. O questionário foi respondido por 134 clientes, conforme o cálculo baseado na equação de Mattar. A análise de importância x desempenho pode identificar oportunidades de melhoria, sendo apresentadas em forma de matriz bidimensional dividida em quatro quadrantes que classificando em pontos fracos, pontos fortes, pontos fracos menores e pontos fortes menores. O Modelo Kano compara a relação não linear entre desempenho e satisfação com os determinados atributos, classificando estes em Obrigatórios, Atrativos, Unidimensionais, Neutros e Reversos. Destaca-se pela análise dos dados, que a empresa Vidraçaria união atende as expectativas dos consumidores em boa parte dos atributos, sendo que, dos treze atributos a empresa precisa priorizar melhoria em quatro deles devido à baixa satisfação dos clientes com os mesmos, sendo: Demora na entrega, prontidão dos funcionários, rapidez na medição e acessibilidade com os donos.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.