Apicultura e responsabilidade socioambiental: análise das práticas produtivas desenvolvidas em uma associação rural no interior do Piauí

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2023.001.0008

Palabras clave:

Administração, Produção, Apicultura, Responsabilidade socioambiental

Resumen

Esta pesquisa tem como foco de estudo a apicultura associada à responsabilidade socioambiental. O objetivo principal, nesse sentido, é examinar os processos de produção dos apicultores da Associação do Valparaíso, sob a perspectiva das práticas de responsabilidade socioambiental na obtenção do mel. A pesquisa é aplicada, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, consistindo em pesquisa bibliográfica e de campo. Os resultados indicam que os apicultores adotam boas práticas de produção e garantem a autenticidade do mel, demonstrando cuidado com o meio ambiente. Conclui-se, com esse estudo, que o governo deve promover o fortalecimento do setor apícola, especialmente, por meio de cursos de qualificação, que incentivem a prática aliada aos princípios de responsabilidade social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luis Ricardo Lacerda de Moura, Universidade Estadual do Piauí

Graduado em Administração - UESPI.

Francisco Antônio Gonçalves de Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Doutorando no programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio ambiente da Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Núcleo de Referencias em Ciências Ambientais do Trópico Ecotonal do Nordeste (TROPEN), onde atua na Linha de pesquisa de Planejamento, gestão e Políticas Socioambientais. Mestre pelo programa de Pós graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Piauí, onde atuou na Linha de Pesquisa de Políticas de Desenvolvimento e Meio ambiente. Possui Especialização em Gestão Estratégica de Mercado Pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Especialização em Gestão de Pessoas, pela Faculdades Integradas do Rio Grande do Norte - FANORTES, Especialização em Gestão Estratégica De Marketing Organizacional, pela Fundação De Ensino Superior De Olinda - FUNESO, e Graduação em Administração pela Universidade Federal Do Piauí. Tem experiência em docência, mercado financeiro e práticas ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração de Resíduos Sólidos, Impactos Ambientais, Energias Renováveis, Desenvolvimento Urbano-Rural, Arranjos Produtivos Locais, Administração de Cidades, Logística Reversa, Políticas Públicas Ambientais, Sustentabilidade nas Organizações, Marketing Verde, Marketing de Relacionamento, Empreendedorismo, Liderança, Organização, Sistema e Métodos, Economia, Orçamento Empresarial, Análise de Projetos, Administração de Recursos Materiais e Lógica e Crítica de estudos Organizacionais e Administrativos na Contemporaneidade. Foi Professor na Universidade Federal do Piauí - Campus Amílcar Ferreira Sobral (Floriano-Piauí) de 2019 a 2021. Exerceu o cargo de professor e coordenador do curso de Bacharelado em Administração, além de membro do núcleo docente estruturante (NDE) e Coordenador da Pós Graduação Latu Sensu em Gestão de Marketing e Mídias Digitais no Instituto de Educação Superior Raimundo Sá. Atualmente é professor na Universidade Estadual do Piauí - Campus Prof. Barros Araújo em Picos - (PI).

Ermínia Medeiros Macêdo , Universidade Estadual do Piauí

Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPI); Mestre em Turismo (UnB); Especialista em Planejamento e Gestão Organizacional (UPE); Especialista em Planejamento e Gestão em Turismo, Eventos e Hotelaria (FAETE);, Graduada em Turismo - ênfase em planejamento e gestão (UFPE). Exerceu cargos de Diretora de Planejamento Turístico, Diretora de Operações e Marketing; Coordenadora de Captação e de Produção em Eventos (Secretaria Estadual de Turismo do Piauí); Coordenadora de Projetos (Secretaria de Cultura de Picos). É professora efetiva da Universidade Estadual do Piauí -UESPI. Ministra disciplinas em cursos de graduação e pós graduação. Atualmente desenvolve pesquisas sobre o semiárido nordestino envolvendo temáticas sobre dinâmicas produtivas, políticas públicas, sustentabilidade, planejamento,turismo étnico, gestão e conhecimentos tradicionais.

Publicado

2023-06-19