Mobile in store experience: a current market overview

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.002.0004

Keywords:

Mobile technologies, Mobile experience, Online consumption

Abstract

Considering the importance of researching about mobile technologies, this article aims to investigate how the mobile in store experience occurs in stores in a shopping center. Data collection took place in the largest mall in the city of João Pessoa-PB, a structured research script was used to conduct participant observation carried out in thirty-two companies. After being collected, the data were analyzed by means of an interpretative-descriptive analysis and compared with the theory, for this purpose the categories of observation were created: Use of mobile technologies, Employee training, Store environment, Customer relationship and Channels of sales. From the analysis, it was observed that the adoption of mobile technologies by the companies analyzed is still minimal, so that no efforts are made around the training of employees, adaptations in the store environment, customer relationship strategies and communication channels. sale. This fact allows us to conclude that the mobile experience in stores in a shopping center in João Pessoa is incipient, so that technologies, even the most basic ones, such as the availability of mobile internet, could be adopted so that stores can adapt to this growing consumption dynamics.

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Author Biographies

Bruna Cordeiro de Sousa, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atuou na graduação como bolsista em dois projetos de pesquisa, com temas diretamente relacionados à Sustentabilidade. Tem forte interesse em questões que versam sobre Economia Colaborativa, Marketing Social e Comportamento do Consumidor. Atualmente é aluna bolsista do CNPq no Mestrado do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com ênfase em Marketing e Sociedade. Participante do grupo de pesquisa GPCiber - Grupo de Pesquisa Consumo e Cibercultura.

Rebeca Formiga Figueira, Universidade Federal da Paraíba

Professora orientadora no Curso de Pós-graduação em Gestão Pública do Instituto Federal da Paraíba - IFPB. Doutoranda em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2013). Master in Business Administration pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2014). Graduada em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2009). Atuou como Coordenadora no Curso de Graduação em Administração na Faculdade Maurício de Nassau nos anos de 2015 e 2016. Tem experiência em projetos de Consultoria Empresarial e em Educação à Distância (EAD). Principais temas de interesse: gestão empresarial, comportamento do consumidor, marketing, tecnologia e sistemas de informação.

Dayane Renaly Lopes de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba. Pós-graduada em Marketing de Serviços e Relacionamento pela Universidade Norte do Paraná. Mestranda em Administração pelo PPGA na Universidade Federal da Paraíba. Participou de projetos de Iniciação Científica com estudos acerca do meio ambiente, tendo como temas: Coleta Seletiva e Resíduos Sólidos. Participou de projeto de extensão com o objetivo de incentivar jovens da cidade de Patos quanto à qualificação e o mercado de trabalho. Trabalhou como Auxiliar Administrativo na empresa Casa do Criador durante dois anos. Tem interesse nas áreas de Marketing e Tecnologia; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Marketing Verde e Consumo Consciente. 

Bruna Lourena de Lima Dantas, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Administração - ênfase em Marketing e Tecnologia pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB. É mestre em Administração - ênfase em Marketing e Sociedade pela UFPB. Graduada em Administração pela Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Atuou como professora substituta na UFERSA e como assessora técnica na incubadora de empresas Ineagro Cabugi. Coordenou projetos de extensão como o SarAlma e Cientifique-se. Pesquisadora no Grupo de pesquisa em Consumo e Cibercultura (GPCiber). Áreas de interesse: Marketing social, comportamento do consumidor e pesquisa transformativa do consumidor. 

Renata Francisco Baldanza, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Especialista em Administração de Empresas com ênfase em Marketing e Graduada em Filosofia pela Faculdade de Ciências e Letras Santa Marcelina / MG. Atualmente atua como docente no curso de Administração na Universidade Federal da Paraíba, com as disciplinas de Administração de Marketing, Publicidade e Propaganda e Pesquisa Aplicada. Realiza pesquisas com enfoque nas áreas Cibercultura, Tecnologias Móveis e Redes Sociais, Práticas Colaborativas, Comunicação Organizacional, Marketing, Consumo e Internet das Coisas (IoT).

Published

2020-03-04

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