Reuse of water generated by air conditioners: benefit analysis through computer modeling

Authors

  • Glauco Oliveira Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria
  • Jardel Schneider Universidade Federal de Santa Maria
  • Fernando Pires Barbosa Universidade Federal de Santa Maria
  • Paulo Roberto Langwinski Universidade Federal de Santa Maria
  • Douglas Soares Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2019.003.0006

Keywords:

Air-conditioning, Computational modeling, Vensim

Abstract

The article presents the modeling and development of a simulation model to evaluate the reuse of water generated by the air conditioners of a public Higher Education Institution (HEI). For the construction of the model (definition of variables and their interrelationships) the theoretical basis was the bibliographic research and observations of the process of water generation. Among the aspects analyzed is the reduction of the financial impact, due to the reduction in the consumption of drinking water. To evaluate the possibilities, three scenarios were generated: a scenario based on the current situation; another called Moderate Scenario; and finally the optimistic scenario. The results obtained through the simulation show that the reuse process brings a significant financial gain. The simulated time horizon was ten years and the Vensim software was used to develop the simulation.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Glauco Oliveira Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Redes de Computadores pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2016) e Doutorando pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, participante de pesquisa na área de Sistemas de Informação, Pesquisa Operacional e Sustentabilidade Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem de sistemas complexos e ambientais.

Jardel Schneider, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrado em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria. Especialização em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2010). Administrador da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Geral, Administração Pública, Organizações Públicas e Administração de Empresas, atuando em diversos temas, entre eles: Pesquisa Científica e Tecnológica, Administração Geral, Administração Pública, Organizações Públicas, Administração de Empresas, Mapeamento de Processos, Fluxogramação, Comunicação Interna, Direito Tributário, Benefícios Fiscais e Tributários, Importação, Administração Financeira, Análise de Investimentos (Bolsa de Valores e outros), Sistemas de Informação, Gestão de Projetos, Lixo Eletrônico, System Dynamics, Comportamento do Consumidor, Autopresentear, etc..

Fernando Pires Barbosa, Universidade Federal de Santa Maria

Analista de TI com experiência e especialização em Gerência de Projetos e em Gestão Empresarial. Trabalhos mais recentes estão relacionados à elaboração do Planejamento Estratégico da UFSM e do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), bem como à implantação de uma metodologia de projetos para execução do Plano de Gestão da instituição. Antes disso, atuação relacionada ao Planejamento de TI em Universidades. Voluntariamente, atuação na elaboração e acompanhamento do planejamento orçamentário do Inter-SM, clube de futebol profissional da cidade de Santa Maria-RS. Especializações: Formado em Ciência da Computação, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, mestrado em informática na área de Cloud Computing e Doutorado em Administração em andamento. Experiência em formar e liderar equipes e capacidade de análise e desenvolvimento de estratégias. Conhecimento e atuação no desenvolvimento de negócios e gerenciamento de projetos, área em que trabalha também como professor executivo do programa FGV Management, no CEEM/FGV em Santa Maria. Trabalhos desenvolvidos por mais de 10 anos nas diversas áreas relacionadas a ERP público, liderando equipes em atividades relacionadas a criação, manutenção, suporte e implantação de sistemas, dentre elas: * Concepção e implementação dos serviços de suporte e atendimento a cliente; * Liderança de equipes de implantação de software ERP em órgãos públicos; * Liderança de equipes de desenvolvimento de software com até 40 pessoas; * Concepção e construção de um software de gestão (ERP) voltado para área pública (prefeituras e universidades).

Paulo Roberto Langwinski, Universidade Federal de Santa Maria

Administrador (UFSM, 2002), Especialista em Gestão Pública (UFSM, 2013).

Douglas Soares, Universidade de São Paulo

Possui Graduação em Administração de Empresas - Com. Exterior pela Universidade Nove de Julho (1992); Mestrado em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2002); Doutorado em Ciências - (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2015) e Doutorado em Administração (Ph.D)- Florida C. University (2005). Atualmente é professor - titular ii /a do Centro Universitário Estácio de São Paulo. Professor Doutor da Univeritas - UNG. Experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: negócios e competitividade, empreendedorismo, logística, trabalho em equipe, gestão de pessoas, e desenvolvimento sustentável.

Published

2019-09-29