Geração solar fotovoltaica como proposta para redução do custo da energia elétrica de uma instituição de ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2019.002.0009

Palavras-chave:

Energia solar fotovoltaica, Dinâmica de Sistemas, Modelagem computacional

Resumo

A energia solar é considerada uma fonte de energia limpa e renovável, pois utiliza a radiação solar para a geração de energia elétrica, diminuindo os impactos causados ao meio ambiente. Apesar de ainda ser considerada uma fonte de energia que necessita de altos investimentos, os custos para implantação de placas solares fotovoltaicas vêm diminuindo ao longo dos anos, o que tem possibilitado a ampliação do uso desta fonte de energia para os mais variados fins. O objetivo deste artigo é simular cenários para verificar o impacto da utilização de placas solares fotovoltaicas em uma Instituição de Ensino Superior (IES), com o intuito de gerar energia elétrica que supra parcialmente (50%) ou totalmente (100%) o consumo elétrico desta IES. Com isso, pretende-se identificar qual a economia financeira gerada pela adoção de placas fotovoltaicas. O método utilizado foi Dinâmica de Sistemas, o qual permite o estudo do comportamento dos sistemas ao longo do tempo, possibilitando a avaliação das consequências de nossas decisões. Foi desenvolvido um modelo de simulação que foi validado por três cenários diferentes. Os resultados gerados pelo modelo de simulação indicam que a implantação de placas solares fotovoltaicas para geração de energia elétrica é uma alternativa que proporcionará redução de gastos com energia elétrica a longo prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glauco Oliveira Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Redes de Computadores pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2016) e Doutorando pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, participante de pesquisa na área de Sistemas de Informação, Pesquisa Operacional e Sustentabilidade Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem de sistemas complexos e ambientais. 

Fernando Negrini, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com Mestrado em Gestão de Organizações Públicas pela mesma universidade. Atualmente é administrador da Universidade Federal de Santa Maria, e doutorando em administração no PPGA/UFSM.

Wagner Eidt, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Atualmente é Assistente em Administração da Universidade Federal de Santa Maria.

Eugênio de Oliveira Simonetto, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (1995), mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), doutorado em Administração (Área: Sistemas de Informação e Apoio à Decisão) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) com reconhecimento pela Universidade do Minho (Portugal) e estágio pós-doutoral sênior em Produção e Sistemas na Universidade do Minho (2016). Atualmente é professor associado no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência nas áreas de modelagem de sistemas de apoio a decisão e gestão da produção.

Roni Storti de Barros, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Administração, no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), na linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Decisão. Mestre em Gestão de Organizações Públicas. Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é Administrador na Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação.

Downloads

Publicado

2019-06-20