Incentivo de redução do uso do plástico: uma alternativa para redução de custos em uma instituição pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2023.001.0004

Palavras-chave:

Dinâmica de Sistemas, Impacto Ambiental, Resíduos Plásticos

Resumo

Tendo em vista o impacto ambiental gerado pela produção de copos plásticos descartáveis e a quantidade de resíduos gerada pelo uso destes produtos, o estudo aqui relatado tem como objetivo apresentar uma alternativa para a substituição de copos plásticos em uma instituição de ensino superior. Será simulado a troca dos copos plásticos por canecas pessoais. Buscando justificar o estudo será analisado o impacto financeiro desta medida, que buscará comprovar que está alternativa será boa para a gestão pública. Para isso será usada a metodologia de dinâmica de sistemas e planejamento de cenários. A proposta apresentada demonstrou resultados favoráveis e interessantes para a gestão pública. O artigo discute essas possibilidades e aponta para perspectivas futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Morgental Falkembach, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), Especialização em Estratégia Empresarial pela ULBRA/Canoas (1998) e Mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é gestor da Associação Riachuelo de Ensino, empresa que atua nos segmentos de pré-vestibular, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em marketing.

Glauco Oliveira Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Redes de Computadores pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria(2016) e Doutorando pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência nas áreas de modelagem de sistemas de apoio a decisão e gestão da produção. Interesse em pesquisas na área da Pesquisa Operacional, Gestão Empresarial, Sustentabilidade, Energia Limpa e Carros Elétricos. Grupo de Pesquisa: MOOM - Modelagem em Gestão de Operações

Luiz Cláudio Dalmolin, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Agronômica - Faculdades Unidas de Bagé (1985), mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade do Vale do Itajaí (2013). Atualmente é professor efetivo da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, e Ciências Ambientais. 

Nilson Ribeiro Modro, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Tecnologia Em Processamento de Dados pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1995), graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2004), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor associado da UDESC, lotado no Departamento de Sistemas de Informação e Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro de Educação Superior do Meio Oeste. Tem experiência na área de Computação e Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Qualidade, Geoprocessamento e Sistemas Inteligentes.

Andréa Oliveira da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Administração na UFSM na linha de pesquisa Estratégia em Organizações, mestra em Ciências Contábeis - UNISINOS (2014-2016), na linha de pesquisa Usuários Externos, com Especialização em Gestão de Custos pela Uninter (2012) e Graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Franciscano (2011), conta com experiência nas áreas contábil e gestão. Professora no MBA de Controladoria e Finanças da Unisinos desde 2019. 

Downloads

Publicado

2023-06-19