Os objetivos do presente trabalho foram identificar a viabilidade econômica da produção de cacau pela agricultura familiar em um sistema de rotação de culturas, usando a pimenta-do-reino e maracujá, além de investigar qual o melhor canal de comercialização dentre as opções existentes no município de Tomé-Açu. Para saber a rentabilidade e qual o melhor canal de comercialização e os respectivos ganhos ao produtor rural, utilizou-se os indicadores de viabilidade econômica: Valor Presente Líquido (VPL), o Índice Benefício-Custo (IBC), a Taxa Interna de Retorno (TIR), o Payback e o Ponto de Equilíbrio (PE), todos calculados com diferentes taxas de descontos, referentes às linhas de crédito que os produtores do município têm acesso. Tal análise teve como conclusão que o sistema apresenta a viabilidade econômica satisfatória em todos os canais de comercialização utilizados pelos produtores do município, porém há um maior retorno financeiro caso a produção seja vendida para a cooperativa agrícola instalada no município.

Authors

  • João Paulo Borges de Loureiro Universidade Federal Rural da Amazônia https://orcid.org/0000-0001-8586-8201
  • Carlos Wellington da Silva Oliveira Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Robson Gusmão Vila Real Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Isamere Lara Batista Silva Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Marcos Antônio Souza dos Santos Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Marcos Rodrigues Universidade Federal Rural da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.003.0027

Keywords:

Cocoa, Marketing Channels, Costs, Economic Viability

Abstract

The objectives of this study were to identify the economic viability of cocoa production by family farming in a crop rotation system using black pepper and passion fruit, and to investigate the best marketing channel among the options available in the municipality from Tome-Açu. To know the profitability and which is the best marketing channel and the respective gains to the rural producer, we used the economic viability indicators: Net Present Value (NPV), the Benefit-Cost Index (BCI), the Internal Rate of Return (IRT), the Payback and the Balance Point (BP), all calculated at different discount rates, referring to the credit lines that the municipality's producers have access to. This analysis concluded that the system presents satisfactory economic viability in all marketing channels used by the municipality's producers, but there is a greater financial return if the production is sold to the agricultural cooperative installed in the municipality.

 

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Author Biographies

João Paulo Borges de Loureiro, Universidade Federal Rural da Amazônia

Agriculture Technician by the Institute of Advanced Technological Education of the Amazon, Graduation in Administration with Qualification in Agribusiness by the Institute of Higher Studies of the Amazon, Specialization in Marketing by the Faculty of the Amazon, Master in Health and Animal Production in the Amazon by the Federal Rural University of the Amazon. He has experience in the administrative areas, conducting market research, preparing a business plan, analyzing the economic viability of rural investment projects and measuring organizational and territorial sustainability. He is currently a professor at UFRA-Campus Parauapebas and a PhD student in Economics and Rural Development by the Graduate Program in Agronomy at the Federal Rural University of the Amazon. Winner of the 2018 New Winds of Good Practice in Public Management Award and Coordinator of the UFRA / VALE / FUNAPE partnership for the development of the Carajás Mining and Sustainability Research Project (MISUC).

Carlos Wellington da Silva Oliveira, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, onde participou como voluntário do projeto de pesquisa intitulado: Estudo dos canais de comercialização e do uso da pimenta do reino e maracujá, como amortizadores de custos da cultura do cacau no município de Tomé-Açu-PA - UFRA e, também, foi voluntário do Grupo de Estudos e Pesquisas Sociedade, Território e Organizações - GESTO - UFRA. Áreas de interesse em Administração e Economia, com ênfases em: Gestão Estratégica, Financeira e Logística. 

Robson Gusmão Vila Real, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduado de Administração pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), onde fora participante como voluntário do projeto de pesquisa intitulado: Estudo dos canais de comercialização e do uso da pimenta do reino e maracujá, como amortizadores de custos da cultura do cacau no município de Tomé-Açu-PA - UFRA. Com áreas de interesse em Administração, com ênfases em: gestão rural, com elaboração de projetos financeiros; em Administração da Produção, como reformulação de fluxos de atividades; e, no planejamento e controle da produção; e, Planejamento Estratégico.

Isamere Lara Batista Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduanda no 8º semestre do curso Bacharelado em Administração na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Integrante voluntária do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) na Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Tome Açú. Estudante no Grupo de Estudos e Pesquisas Sociedade, Território e Organizações - GESTO, da Universidade Federal Rural da Amazonia.

Marcos Antônio Souza dos Santos, Universidade Federal Rural da Amazônia

Engenheiro Agrônomo, graduado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA, 1997), com especialização em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (UFLA, 1999), mestrado em Economia pela Universidade da Amazônia (UNAMA, 2002) e doutorado em Ciência Animal - Gestão de Sistemas Pecuários - pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2017). É professor Adjunto II da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), lotado no Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos (ISARH), atuando no ensino de graduação nos cursos de Agronomia, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária e Zootecnia. É professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Agronomia (PGAGRO-UFRA) e em Reprodução Animal na Amazônia (REPROAMAZON-UFPA/UFRA). Foi Técnico Científico do Banco da Amazônia (entre os anos de 1997 e 2009), desenvolvendo atividades nas áreas de estudos econômicos, planejamento e desenvolvimento regional. Na gestão pública coordenou a área de Estudos Econômicos e Regionais do Banco da Amazônia (entre 2006 e 2009) e foi Pró-reitor Adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UFRA (entre 2013 e 2017). Atua nas áreas de Economias Agrária e dos Recursos Naturais; Métodos Quantitativos em Economia; Economia e Gestão do Agronegócio; Políticas Públicas, Planejamento e Desenvolvimento Regional.

Marcos Rodrigues, Universidade Federal Rural da Amazônia

Doutor em Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Agronegócios e Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Estado de Mato Grosso (UFMT). Atualmente é docente na Universidade Federal da Amazônia (UFRA). Tem experiência na área de Economia e Estatística, com foco de pesquisa em: Nova Economia Institucional, Métodos Quantitativos Aplicados em Economia e Ecologia, Agronegócios, Cadeias Produtivas e Mercados de Comercialização da produção agroindustrial.

Published

2021-06-29

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