Responsabilidade social versus ação social: a percepção de empresas colaboradoras
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.001.0016Palavras-chave:
Responsabilidade Social, Ação Social, CulturaResumo
Esse artigo realizou-se sob a ótica de seis empresas apoiadoras da ONG (Organização Não Governamental) Lar Vila das Flores com o intuito de verificar suas percepções sobre as práticas sociais realizadas em Santa Maria/RS, assim tornou-se possível evidenciar as diferenças entre responsabilidade social e ação social. A pesquisa caracterizou-se como descritiva e bibliográfica, e sua natureza como qualitativa auxiliada por entrevistas semiestruturadas. A população da pesquisa compreendeu-se em seis gerentes de empresas que colaboram com a ONG Lar Vila das Flores. Com os resultados dessa pesquisa pode-se identificar que as empresas preocupam-se em atuar socialmente, e os fundadores são os protagonistas do incentivo e execução das práticas sociais. Isto é, originadas na cultura organizacional, expressas em visão, valores e missão da empresa e difundidas a todos os colaboradores. As empresas praticam apenas ações sociais pontuais em forma de doações. No entanto nota-se a necessidade da ONG de ações mais amplas voltadas à responsabilidade social. Ainda, percebe-se que quatro empresas preocupam-se principalmente com o ganho de visibilidade, ou seja, com o marketing relacionado à causa. Por fim, conclui-se que as empresas pesquisadas ainda não têm clareza quanto à diferença entre ação social e responsabilidade social. Suponha-se que houve uma contribuição a esse assunto por abordar um caso prático de ações sociais atreladas a uma ONG.Downloads
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