Trabalho e sazonalidade: econometria como ferramenta aplicável a vagas de emprego no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.004.0011Palavras-chave:
Modelagem ARIMA, Metodologia Box e Jenkins, Emprego, Admissões, DemissõesResumo
O desenvolvimento econômico nacional encontra-se intimamente ligado à quantidade de empregos disponíveis. Assim, para estudar esse desenvolvimento, tornou-se necessário analisar variáveis relacionadas a ele, tais como admissões e demissões. Para tanto, o objetivo deste estudo detém-se em encontrar modelos matemáticos capazes de explicar o comportamento dessas variáveis por meio de modelos de previsão lineares (ARIMA), tendo sido possível com a aplicação da metodologia de Box e Jenkins. A análise refere-se à quantidade de admissões e demissões, no período de maio de 1999 até outubro de 2022. Os modelos matemáticos encontrados para a variável de admissões foi um SARIMA(1,1,1)(1,1,0)12, bem como para demissões, também um SARIMA(1,1,0)(2,0,0)1,12. Esses modelos são capazes prever o comportamento das séries, acompanhando a movimentação econômica do país. Dessa forma, pode-se proporcionar um estudo mais aprofundado sobre o desenvolvimento econômico, por meio dessas modelagens, visando identificar as melhores épocas do ano para a troca de emprego, quando ocorre maior quantidade de vagas livres no mercado, assim como, se utilizar desses modelos para aliar a séries de índices econômicos e embasar o comportamento dessas variações.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.