Upgrade de previsão: comportamento da produção de biodiesel brasileiro por meio de modelagem Box & Jenkins
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.004.0012Palavras-chave:
Modelos Box-Jenkins, Modelos SARIMA, Séries Temporais, Produção de BiodieselResumo
O processo produtivo de biodiesel está distribuído por diversos países pelo mundo, com legislação própria e estratégia comercial definida em cada um deles. Essa disseminação pelos continentes facilita a entrada do produto na lista de commodities mundiais, favorecendo o desenvolvimento de seu mercado em uma escala global. Dessa forma, realizou-se a conceitualização da metodologia Box & Jenkins, a fim de analisar dados históricos de produção de biodiesel e obter previsões da quantidade produzida no Brasil, que com a rápida evolução do seu programa de biodiesel, está inserido no contexto internacional, se tornando um dos maiores produtores de biodiesel do mundo. Considerou-se nessa análise, inclusive, a variação produtiva ocorrida em virtude da pandemia de Covid-19 iniciada em março de 2020. A escolha de modelos de previsão concorrentes, mais adequados para a predição, baseou-se em análise gráfica e testes estatísticos próprios da metodologia, os quais subsidiaram a decisão de adotar o modelo SARIMA (1,1,2)(1,1,0)12 para previsão da produção nacional dessa modalidade de biocombustível em m³. Esse estudo vem sofrendo atualizações, desde 2014, quando de sua primeira versão e publicação em congresso, para que se fosse possível atingir um alto grau de análise da modelagem perpassando os anos, conseguindo captar as influências externas mais recentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.