Upgrade de previsão: comportamento da produção de biodiesel brasileiro por meio de modelagem Box & Jenkins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.004.0012

Palavras-chave:

Modelos Box-Jenkins, Modelos SARIMA, Séries Temporais, Produção de Biodiesel

Resumo

O processo produtivo de biodiesel está distribuído por diversos países pelo mundo, com legislação própria e estratégia comercial definida em cada um deles. Essa disseminação pelos continentes facilita a entrada do produto na lista de commodities mundiais, favorecendo o desenvolvimento de seu mercado em uma escala global. Dessa forma, realizou-se a conceitualização da metodologia Box & Jenkins, a fim de analisar dados históricos de produção de biodiesel e obter previsões da quantidade produzida no Brasil, que com a rápida evolução do seu programa de biodiesel, está inserido no contexto internacional, se tornando um dos maiores produtores de biodiesel do mundo. Considerou-se nessa análise, inclusive, a variação produtiva ocorrida em virtude da pandemia de Covid-19 iniciada em março de 2020. A escolha de modelos de previsão concorrentes, mais adequados para a predição, baseou-se em análise gráfica e testes estatísticos próprios da metodologia, os quais subsidiaram a decisão de adotar o modelo SARIMA (1,1,2)(1,1,0)12 para previsão da produção nacional dessa modalidade de biocombustível em m³. Esse estudo vem sofrendo atualizações, desde 2014, quando de sua primeira versão e publicação em congresso, para que se fosse possível atingir um alto grau de análise da modelagem perpassando os anos, conseguindo captar as influências externas mais recentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Rocha de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Doutoranda em Administração - Área de Comportamento Organzacional - PPGA (UFSM, 2018 - 2022); Mestrado em Engenharia de Produção - Área de Inteligência Organizacional - PPGEP (UFSM, 2017); Especializanda em Auditoria e Controladoria - FARESE (PB); Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa (UFSM, 2015); Graduação em Ciências Contábeis (UFSM, 2009). Acadêmica do Curso de Aperfeiçoamento em Docência para o Ensino Superior - FARESE (PB); Acadêmica do Programa Especial de Formação de Professores (PEG - UFSM - 2022). Professora Voluntária do Colégio Politécnico da UFSM de Abril de 2019 a Junho de 2021. Atualmente Professora Substituta no Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul. Experiência na área Estatística, Dados Econométricos, Análise de Previsões por Modelagem. Em Ciências Contábeis, com ênfase em Contabilidade Tributária (Lucro Real, Presumido, Simples; Impostos, SPEDs, Demonstrativos e Declarações), Recursos Humanos (Folha de Pagamento - SEFIP, GEFIP), Controladoria (Sistemas de Controle e Gestão) e Contabilidade Pública. Experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Controles Internos e Sistemas de Gestão Integrados. Participação de Bolsista de Extensão Rural pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário focado em Gestão de Cooperativas de Agricultura Familiar.

Verônica Dalmolin Cattelan, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharela em Administração pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA); Licenciada pelo Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestra em Engenharia de Produção pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da UFSM; Professora do Curso de Bacharelado em Administração Pública UAB/UFSM (2015); Professora substituta na área de Administração Financeira do Departamento de Administração da UFSM Campus Palmeira das Missões (2015-2016) e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UFSM.

Luis Felipe Dias Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Titular do Depto. de Ciências Administrativas / Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Pesquisa: COMPORTAMENTO INOVADOR, ESTRESSE E TRABALHO. Graduação em Matemática pela Faculdade Imaculada Conceição (1988), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Publicou 295 artigos em periódicos especializados e 616 trabalhos em anais de eventos. Possui 9 livros publicados e 33 capítulos de livros. Participou de 153 eventos. Orientou 11 teses de doutorado, co-orientou 3, 62 dissertações de mestrado, co-orientou 9, orientou 75 monografias de especialização, 47 trabalhos de iniciação científica e 56 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Administração, Engenharia de Produção, Estatística Aplicada e Enfermagem. Recebeu 24 prêmios e/ou homenagens. Membro do Comitê de Avaliadores do MEC, FAPEMA, FAPESPA e FAPESC. Membro do Comitê Científico da CAPES e CNPq na área de Administração e Engenharia de Produção. Tem experiência na área de: - Estatística: com ênfase em Métodos Quantitativos e Análise Multivariada; - Administração, com ênfase em Inovação Tecnológica, Comportamento organizacional e Doenças Comportamentais. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica são: estatística aplicada, inovação tecnológica, comportamento organizacional e doenças comportamentais. Em suas atividades profissionais interagiu com 2125 colaboradores em co-autorias de projetos e artigos científicos.

Downloads

Publicado

2023-01-09