A eficácia na utilização do paradigma de inovação aberta pelas empresas como um diferencial de competitividade e criação de valor

Autores

  • Elaine Pinheiro Palmeira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Rogério Torres de Lima Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Elaine Ribeiro Oliveira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Francisco Antonio Serralvo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.001.0014

Palavras-chave:

Inovação Aberta, Inovação Fechada, Conhecimento.

Resumo

Os dias atuais, onde o conhecimento é um poderoso e fundamental ativo para que as organizações enfrentem rapidamente as mudanças em curso, apresentam um novo panorama de gestão da inovação. Diferentemente do modelo de inovação fechada, que até pouco tempo apresentava amplo domínio das ações de mercado, as organizações agora começam a reconhecer a importância de estarem abertas ao mundo de ideias e conhecimentos que as cercam, onde ideias valiosas podem vir de dentro e de fora da companhia e, igualmente, podem ir ao mercado de dentro ou fora da empresa. Nesse sentido, este artigo objetiva analisar a utilidade e a aplicabilidade da inovação aberta na renovação e criação de negócios e processos organizacionais. Por meio de uma pesquisa qualitativa exploratória, os resultados obtidos revelaram que ainda existe uma vasta lacuna para a pesquisa e publicação de artigos nacionais referenciando o tema e demonstraram uma grande concentração em países de língua inglesa, especialmente nos Estados Unidos.

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Biografia do Autor

Elaine Pinheiro Palmeira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Atualmente cursando Mestrado em Administração na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Rogério Torres de Lima, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestrando em Administração de Empresas - PUC Pontifícia Universidade Católica (concluído em 09/2014). Possui graduação em Administração de Empresas com Ênfase em Processamento de Dados - FASP - Faculdades Associadas de São Paulo (2000). Possui Licenciatura Plena em Matemática - Faculdades Oswaldo Cruz (2006). Possui pós-graduação em Gestão de Vendas - ESPM Escola Superior de Propaganda & Marketing (2009)

Elaine Ribeiro Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda em administração pela PUC-SP, inicio 2013.Mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011).Mestrado em administração - gestão em negócios pela UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE (2001) Possui graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE (1994), Especialização em Administração FInanceira. Graduação em ADMINISTRAÇÃO pela UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE (1991). Tem experiência em docência universitária nos cursos de Administração, Ciências Contábies e Turismo, como coordenação de curso superior em Administração. É editora executiva da Revista Administração em Diálogo - RAD- PUCSP, dede 2013.

Francisco Antonio Serralvo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Diretor da Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais - FEA-PUC/SP (gestão 2013/2017), Professor Titular da cadeira de marketing, com regência de disciplina, pesquisa e orientação no Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração (mestrado e doutorado), além de orientação de projetos de iniciação científica e monografia de graduação em administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. É pesquisador e líder do Grupo de Estudos da Marca - GEMA (PUC-SP). Coordena o curso de especialização - MBA Executivo - Gestão de Negócios em Vendas da PUC-SP. Foi coordenador (gestão 2009/2013) do Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da PUC/SP. É pós-doutor em administração (marketing) pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), doutor em ciências sociais e mestre em administração pela PUC-SP e bacharel em administração de empresas pela Universidade de Marília. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente com os seguintes temas: estudos da teoria em marketing, comportamento do consumidor e gestão de marcas

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Publicado

2014-01-31