A eficácia na utilização do paradigma de inovação aberta pelas empresas como um diferencial de competitividade e criação de valor
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.001.0014Palavras-chave:
Inovação Aberta, Inovação Fechada, Conhecimento.Resumo
Os dias atuais, onde o conhecimento é um poderoso e fundamental ativo para que as organizações enfrentem rapidamente as mudanças em curso, apresentam um novo panorama de gestão da inovação. Diferentemente do modelo de inovação fechada, que até pouco tempo apresentava amplo domínio das ações de mercado, as organizações agora começam a reconhecer a importância de estarem abertas ao mundo de ideias e conhecimentos que as cercam, onde ideias valiosas podem vir de dentro e de fora da companhia e, igualmente, podem ir ao mercado de dentro ou fora da empresa. Nesse sentido, este artigo objetiva analisar a utilidade e a aplicabilidade da inovação aberta na renovação e criação de negócios e processos organizacionais. Por meio de uma pesquisa qualitativa exploratória, os resultados obtidos revelaram que ainda existe uma vasta lacuna para a pesquisa e publicação de artigos nacionais referenciando o tema e demonstraram uma grande concentração em países de língua inglesa, especialmente nos Estados Unidos.Downloads
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