Pensamento administrativo no Brasil: influências de movimentos históricos mundiais

Autores

  • Silmara Cristiane Gomes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Francisco Antonio Serralvo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2013.001.0001

Palavras-chave:

Estudos Organizacionais, Eventos Históricos, Estudos Organizacionais no Brasil

Resumo

Compreender se os estudos organizacionais no Brasil foram impactados por eventos históricos similares aos que influenciaram as modificações em pesquisas nesta área, em outros lugares do mundo, foi o motivador inicial deste trabalho. Objetivou-se verificar se as pesquisas em estudos organizacionais no Brasil sofreram impactos de eventos históricos mundiais, ao longo das últimas décadas. Para alcançar este objetivo foram analisados artigos da Revista de Administração de Empresas, da Fundação Getúlio Vargas, e da Revista de Administração, da Universidade de São Paulo, disponíveis em ambiente virtual, dos anos de 1965 até 2009. Através de um paralelo entre enfoques apontados por March (2007) para determinar características que refletem o impacto de eventos históricos nas pesquisas em estudos organizacionais e as características identificadas nas pesquisas nacionais, buscou-se demonstrar o quanto a pesquisa brasileira reflete os impactos de alguns eventos históricos.

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Biografia do Autor

Silmara Cristiane Gomes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

É doutoranda em Administração pela PUC-SP, possui Mestrado em Administração pela PUC-SP (2011) e graduação em Administraçao de Empresas pela Fundaçao de Ensino Euripides Soares da Rocha (2001). Tem experiência docente na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Teorias Organizacionais e Comunicação Organizacional.

Francisco Antonio Serralvo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

É pós-doutor em administração (marketing) pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), doutor em ciências sociais e mestre em administração pela PUC-SP e bacharel em administração de empresas pela Universidade de Marília. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Coordena o Grupo de Estudos da Marca - GEMA (PUC-SP). Coordena o Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração (Mestrado e Doutorado) e o curso de especialização - MBA Executivo - Gestão de Negócios em Vendas da PUC-SP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente com os seguintes temas: estratégia de marketing, comportamento do consumidor, estratégia competitiva e gestão de marcas.

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Publicado

2013-08-14