Diálogo interparadigmático e competências comunicativas: o uso de metáforas e os novos paradigmas da gestão
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.001.0024Palavras-chave:
Linguagem Organizacional, Paradigmas de Gestão, Humanização.Resumo
O texto contempla uma reflexão sobre as metáforas da comunicação na gestão e os paradigmas existentes no interior das organizações e atuantes no atual cenário competitivo. Vários autores da teoria organizacional e da teoria crítica aplicada aos estudos organizacionais estabelecem contrapontos entre ambas as correntes. Neste prisma objetiva-se entender os principais entraves da linguagem ente os atores e analisar mudanças que viabilizem um canal de comunicação interativo entre os indivíduos. Um ponto que destaca-se no texto é o da metáfora da voz, pois permite perceber ações imediatas das práticas comunicativas e oportunas por intermédio do diálogo com os funcionários e os gerentes, além de possibilitar abertura para negociações e conversações. É possível observar nas organizações tradicionais que funcionários que atuam nos níveis operacionais têm pouco acesso à comunicação, ou quase nenhum acesso à voz para reivindicarem algo e até mesmo permissão à própria comunicação. Conclui-se o trabalho com uma breve comparação entre propostas de gestão e destaca-se a necessidade da humanização do sujeito, como ator principal das articulações das transações realizadas interna e externamente na organização em um processo decisório. A metodologia utilizada na elaboração deste ensaio foi uma análise documental, baseada na revisão literária de autores considerados relevantes meio acadêmico.Downloads
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