Diálogo interparadigmático e competências comunicativas: o uso de metáforas e os novos paradigmas da gestão

Autores

  • Elaine Ribeiro de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Rosa Maria Furlani Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Francisco Antônio Serralvo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.001.0024

Palavras-chave:

Linguagem Organizacional, Paradigmas de Gestão, Humanização.

Resumo

O texto contempla uma reflexão sobre as metáforas da comunicação na gestão e os paradigmas existentes no interior das organizações e atuantes no atual cenário competitivo. Vários autores da teoria organizacional e da teoria crítica aplicada aos estudos organizacionais estabelecem contrapontos entre ambas as correntes. Neste prisma objetiva-se entender os principais entraves da linguagem ente os atores e analisar mudanças que viabilizem um canal de comunicação interativo entre os indivíduos. Um ponto que destaca-se no texto é o da metáfora da voz, pois permite perceber ações imediatas das práticas comunicativas e oportunas por intermédio do diálogo com os funcionários e os gerentes, além de possibilitar abertura para negociações e conversações. É possível observar nas organizações tradicionais que funcionários que atuam nos níveis operacionais têm pouco acesso à comunicação, ou quase nenhum acesso à voz para reivindicarem algo e até mesmo permissão à própria comunicação. Conclui-se o trabalho com uma breve comparação entre propostas de gestão e destaca-se a necessidade da humanização do sujeito, como ator principal das articulações das transações realizadas interna e externamente na organização em um processo decisório. A metodologia utilizada na elaboração deste ensaio foi uma análise documental, baseada na revisão literária de autores considerados relevantes meio acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Ribeiro de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda em administração pela PUC-SP, inicio 2013.Mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011).Mestrado em administração - gestão em negócios pela UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE (2001) Possui graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE (1994), Especialização em Administração FInanceira. Graduação em ADMINISTRAÇÃO pela UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE (1991). Tem experiência em docência universitária nos cursos de Administração, Ciências Contábies e Turismo, como coordenação de curso superior em Administração. É editora executiva da Revista Administração em Diálogo - RAD- PUCSP, dede 2013.

Rosa Maria Furlani, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda em Administração (PUC/SP), Mestre em Educação Escolar/Gestão Educacional (UNESP), Especialista em Gestão Avançada de Recursos Humanos (INPG), Graduada em Administração de Empresas (PUC/SP). Atualmente é docente em tempo integral do Centro Universitário de Rio Preto - UNIRP, Coordenadora do Curso de Graduação em Administração e de Pós-graduação Lato Sensu da UNIRP, Consultora de Empresas e Avaliadora Ad Hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP. Atua nas áreas de Administração Geral, Estratégica e de Recursos Humanos e na Avaliação das Condições de Ensino; desenvolve e tem interesse em pesquisas em Aprendizagem Gerencial, Comportamento Organizacional, Recursos Humanos, Competências Gerenciais e Ensino Superior.

Francisco Antônio Serralvo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Diretor da Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais - FEA-PUC/SP (gestão 2013/2017), Professor Titular da cadeira de marketing, com regência de disciplina, pesquisa e orientação no Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração (mestrado e doutorado), além de orientação de projetos de iniciação científica e monografia de graduação em administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. É pesquisador e líder do Grupo de Estudos da Marca - GEMA (PUC-SP). Coordena o curso de especialização - MBA Executivo - Gestão de Negócios em Vendas da PUC-SP. Foi coordenador (gestão 2009/2013) do Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da PUC/SP. É pós-doutor em administração (marketing) pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), doutor em ciências sociais e mestre em administração pela PUC-SP e bacharel em administração de empresas pela Universidade de Marília. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente com os seguintes temas: estudos da teoria em marketing, comportamento do consumidor e gestão de marcas.

Downloads

Publicado

2014-11-15