Empresas transnacionais e internacionalização: uma análise bibliométrica dos termos

Autores

  • Ana Lúcia Borella Guido Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Rogério Torres de Lima Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2012.003.0006

Palavras-chave:

Internacionalização, Transnacional, Análise Bibliométrica

Resumo

Os avanços tecnológicos aceleram processos, rompem fronteiras e modificam a forma de relacionamento entre empresas e nações. O mundo passa a ser entendido como uma grande aldeia global, originando assim o termo globalização. Neste contexto muito mais complexo, as empresas necessitam adaptar sua produção e produtos para garantir uma vantagem competitiva, mas também tem a oportunidade de expandir seus negócios em novos e promissores mercados. Nasce assim o processo de internacionalização e o conceito de empresa transnacional. Este estudo propõe uma reflexão sobre estes termos e busca identificar novas fontes de desenvolvimento de pesquisa para ampliação dos conhecimentos na área, através de uma análise bibliométrica do que foi produzido entre 1993 até 2012. Esta análise foi realizada com uma amostra de 142 artigos a partir da base de dados Web of Science. Entre os achados tem-se que os trabalhos estão concentrados em países como Inglaterra, EUA, Alemanha e Austrália e com autores comoCoe,Johns, Ward, Conbridge e Wrigley. Em complementação ao estudo, apresenta-se um panorama referente ao processo de internacionalização das empresas no Brasil. Pode-se observar que as 20 maiores transnacionais brasileiras fizeram novas aquisições ou contratações em 2010. De acordo com Rugman e Verbeke (2004), a maior parte das transnacionais brasileiras são “transnational regional”, pois concentram suas operações próximas ao país de origem. Empresas como JBS-Friboi, Stefanini IT Solutions e Gerdau obtiveram os maiores índices de transnacionalidadee a Vale foi a transnacional com maior atuação no exterior. O processo de internacionalização e o conceito de empresa transnacional ainda permitem um campo fértil para novas descobertas.

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Biografia do Autor

Ana Lúcia Borella Guido, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Especialização pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, Brasil(2011).

Rogério Torres de Lima, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Administração de Empresas com Enfase em Processamento de Dados - FASP - Faculdades Associadas de S?o Paulo (2000). Possui Licenciatura Plena em Matemática - Faculdades Oswaldo Cruz (2006). Possui pós-graduação em Gestão de Vendas - ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing (2009).

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Publicado

2012-12-30