Influência da higiene na escolha de restaurantes comerciais pelos consumidores

Autores

  • Lilliane Renata Defante Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Mariana Monfort Barboza Universidade Federal do Paraná
  • Leandro Sauer Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Dario de Oliveira Lima Filho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2012.003.0004

Palavras-chave:

Higiene, Limpeza, Serviço de Alimentação, Qualidade Percebida

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar a influencia da higiene na escolha de restaurantes comerciais pelos consumidores, distinguindo quais os principais atributos que são mais importantes na decisão de escolha do consumidor. A justificativa para a presente pesquisa reside em estudo anterior de Barber e Scarceli (2009) que apontou que os consumidores têm poucas oportunidades para avaliar a manipulação dos alimentos, as práticas de segurança alimentar e a limpeza global do restaurante. Assim, uma influência positiva na percepção do consumidor para com os restaurantes, é o atributo limpeza dos banheiros. Os resultados da pesquisa dos autores indicaram que os consumidores optavam por não voltar no restaurante quando o banheiro era sujo e inadequado. Frente a esse gap, o presente estudo optou por discutir o atributo higiene como alternativa influenciadora da escolha por restaurantes comerciais. Para tanto foi conduzido uma survey, de natureza descritiva, junto a uma amostra de 200 consumidores de restaurantes comerciais em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. A técnica de análise multivariada dos dados foi a Análise Fatorial Exploratória (AFE). Os resultados identificaram cinco fatores significativos, com uma variância explicada de 68,3% do modelo de higiene proposto, fatores esses que são: limpeza, aparência externa dos restaurantes, manipulação dos alimentos, ambiente e, por último, a decoração dos restaurantes. Assim a pesquisa, constituiu-se em um instrumento de diagnóstico, coerente com o modelo teórico proposto e avança no conhecimento científico sobre o tema, principalmente ao centrar-se na realidade e nas especificidades das demandas dos consumidores de serviços alimentares com relação à higiene dos restaurantes.

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Biografia do Autor

Lilliane Renata Defante, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atualmente Mestranda em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atuando principalmente nos seguintes temas: satisfação do consumidor, comportamento do consumidor, intenções comportamentais e hotelaria.

Mariana Monfort Barboza, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Administração pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (2011-2013). Área de concentração: Estratégias de Marketing e Comportamento do Consumidor. Bolsista Capes/PROF. Tutora do curso de Administração Pública a Distância da UFPR. Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFPR (2007-2010). Atua principalmente nas seguintes áreas: estratégias de marketing e comportamento do consumidor, recentemente trabalhando com Metas de Consumo, Foco Regulatório, Ajuste e Não Ajuste Regulatório.

Leandro Sauer, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Matemática pela UFMS (1988), Aperfeiçoamento em Estatistica Matemática pelo IMPA-RJ (1991), mestrado em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio (1992) e doutorado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP (2003). Coordenador do curso de Administração da UFMS (2005-2007), chefe do Departamento de Economia e Administração (2007-2008) e Pró-Reitor de Ensino e Graduação da UFMS (2009). Tem experiência na área de Economia e Administração, com ênfase em Métodos Quantitativos, Modelos Econométricos e Estatísticos e Analise Multivariada, atuando principalmente nos seguintes temas: exclusão social e uso de indicadores sintéticos na definição e acompanhamento de politicas publicas.

Dario de Oliveira Lima Filho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui doutorado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1999), mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1991) e graduação em Administração pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1976). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul nos programas de graduação e pós-graduação em administração. É orientador de dissertações de mestrado e supervisor de pós-doutorado. Coordenador operacional do Curso de Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Administração UNINOVE/UFMS. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, agronegócios, estratégia e marketing. Coordena o grupo de pesquisa CNPq: Competitividade de Organizações Agroindustriais e vários projetos de pesquisa, entre os quais: Agronegócio: produção, distribuição e comportamento do consumidor de alimentos.

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Publicado

2013-02-12