Influência da higiene na escolha de restaurantes comerciais pelos consumidores
DOI:
https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2012.003.0004Palavras-chave:
Higiene, Limpeza, Serviço de Alimentação, Qualidade PercebidaResumo
Este artigo tem como objetivo identificar a influencia da higiene na escolha de restaurantes comerciais pelos consumidores, distinguindo quais os principais atributos que são mais importantes na decisão de escolha do consumidor. A justificativa para a presente pesquisa reside em estudo anterior de Barber e Scarceli (2009) que apontou que os consumidores têm poucas oportunidades para avaliar a manipulação dos alimentos, as práticas de segurança alimentar e a limpeza global do restaurante. Assim, uma influência positiva na percepção do consumidor para com os restaurantes, é o atributo limpeza dos banheiros. Os resultados da pesquisa dos autores indicaram que os consumidores optavam por não voltar no restaurante quando o banheiro era sujo e inadequado. Frente a esse gap, o presente estudo optou por discutir o atributo higiene como alternativa influenciadora da escolha por restaurantes comerciais. Para tanto foi conduzido uma survey, de natureza descritiva, junto a uma amostra de 200 consumidores de restaurantes comerciais em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. A técnica de análise multivariada dos dados foi a Análise Fatorial Exploratória (AFE). Os resultados identificaram cinco fatores significativos, com uma variância explicada de 68,3% do modelo de higiene proposto, fatores esses que são: limpeza, aparência externa dos restaurantes, manipulação dos alimentos, ambiente e, por último, a decoração dos restaurantes. Assim a pesquisa, constituiu-se em um instrumento de diagnóstico, coerente com o modelo teórico proposto e avança no conhecimento científico sobre o tema, principalmente ao centrar-se na realidade e nas especificidades das demandas dos consumidores de serviços alimentares com relação à higiene dos restaurantes.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.