Análise da gestão de marketing das escolas privadas através da operacionalização das estratégias do composto de marketing

Autores

  • Mariana Monfort Barboza Universidade Federal do Paraná
  • Camila Garcia da Silva Ormay Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Élcia Esnarriaga de Arruda Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Ana Maria Machado Toaldo Universidade Federal do Paraná
  • Danielle Mantovani Lucena da Silva Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2013.001.0003

Palavras-chave:

Estratégias de Marketing, Composto de Marketing, Educação

Resumo

O setor educacional é uma indústria mundial de US$ 2,2 trilhões de dólares e emprega aproximadamente 5% da força global de trabalho. O investimento público em educação, no ano de 2010, representou 5,8% em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) do país. Tais dados vêm ao encontro do reconhecimento da escola como oportunidade de negócio- servindo às necessidades do capital, e dos estudantes e seus pais como consumidores que possibilitam o aquecimento da economia educacional. Tratando-se a educação como uma oportunidade de negócios, o estudo do marketing aplicado à educação é muito promissor como ferramenta de gestão estratégica para as escolas. Assim, o objetivo geral deste estudo é analisar a gestão de marketing das escolas privadas através da operacionalização do composto de marketing. Para tanto foi realizado um survey, de natureza descritiva, junto à escolas de ensino infantil, fundamental e médio. Obteve-se uma taxa de resposta da ordem de 23%. Para análise dos dados seguiram-se duas etapas: análise descritiva e análise fatorial exploratória (AFE). Os resultados apontam que 92,2% das escolas se utilizam, especificamente, de alguma ferramenta do composto promocional. Ainda, os indicadores referentes ao composto produto e preço se destacam como ferramenta de gestão estratégica para as escolas. A relevância teórica deste estudo encontra-se em estudos recentes (REIBSTEIN, DAY; WIND, 2009; VARADARAJAN, 2009), que apontam a necessidade de pesquisas voltadas à estratégia de marketing. Ressalta-se, ainda, o crescimento do campo educacional que faz surgir uma demanda por pesquisas que visem contribuir para com o estado da arte do campo. Sob a ótica gerencial pretende-se contribuir para que os gestores das escolas possam desenvolver esta importante ferramenta como forma de vantagem competitiva frente à concorrência, entendendo e gerenciando as necessidades de seus alunos, bem como a de seus pais, trazendo resultados positivos para os seus negócios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Monfort Barboza, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Administração, área de concentração: Estratégias de Marketing e Comportamento do Consumidor, pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná (PPGADM-UFPR). Graduada em Administração pelo Departamento de Economia e Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (DEA-UFMS). Professora do Centro Universitário Uninter. Recentemente trabalhando com Metas de Consumo, Foco Regulatório, Ajuste e Não Ajuste Regulatório.

Camila Garcia da Silva Ormay, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Administração na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, bolsista de Iniciação Científica do CNPq (PIBIC, 2009-2010) e UFMS (PIBIC, 2010-2011). Pesquisa principalmente nas áreas: qualidade total, educação e marketing educacional.

Élcia Esnarriaga de Arruda, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1979), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995). Atualmente é professora associada 3, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: educação e mercado, trabalhador rural, expansão escolar,marketing educacional, políticas públicas e trabalho no campo.

Ana Maria Machado Toaldo, Universidade Federal do Paraná

Atua como professora adjunta na Universidade Federal do Paraná. Possui graduação em Curso de Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, estratégia, formulação e implementação de estratégias.

Danielle Mantovani Lucena da Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Paraná, na linha de Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor (2011). Foi pesquisadora visitante no Programa de Doutorado em Marketing da Concordia University, de 2009 a 2010. Mestre em Administração também pela UFPR (2006). Possui graduação em Admininstração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003). É professora Adjunta do Departamento de Administração Geral e Aplicada (DAGA) da UFPR e também do Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado). Tem experiência como docente e pesquisadora em projetos relacionados à Estratégia de Marketing e ao Comportamento do Consumidor. Interesses de pesquisa: metas de consumo, autorregulação, processo de decisão do consumidor e transgressão do relacionamento B2C.

Downloads

Publicado

2013-08-14