Canal de distribuição das hortaliças do assentamento Estrela do Sul

Autores

  • Lilliane Renata Defante Universidade Católica Dom Bosco
  • Gercina Gonçalves da Silva Universidade Católica Dom Bosco
  • Jenifer Ferreira Gonzaga Universidade Católica Dom Bosco
  • Beatriz da Silva Mello Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Dario de Oliveira Lima Filho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.001.0012

Palavras-chave:

Agricultura Familiar, Cadeia de Suprimentos, Comercialização, Planejamento

Resumo

O estudo objetivou caracterizar o tipo de canal de distribuição de hortaliças mais utilizado pelo assentamento Estrela do Sul. No primeiro momento da pesquisa foi feito um levantamento bibliográfico sobre agricultura familiar, logística de frutas legumes e verduras (flv) em artigos, revistas, livros e páginas da web. Na segunda fase realizou-se uma pesquisa empírica in loco com uma amostra de 20 proprietários beneficiados pelo Plano Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Observou-se que os produtores tem dificuldade em transportar os alimentos demonstrando dependência de atravessadores para transportar estes produtos. Além Disso, os produtores do Assentamento Estrela do Sul utilizam, para a distribuição de seus produtos, a venda direta (feira e venda direta) e indireta (mercado e atacado), sendo a feira relevante por não contar com a presença de atravessadores o que é um aspecto positivo por possibilitar maior aferimento de lucro, no entanto, a escolha por esse canal não é maior devido a dificuldade de transporte e disponibilidade de tempo. No entanto propõe-se como estudos futuros uma análise detalhada da cadeia de logística e distribuição, embalagem e armazenamento de frutas, verdura e legumes de forma convencional e orgânica no estado de Mato Grosso do Sul em assentamentos de agricultura familiar embasados em agregação de valor da produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilliane Renata Defante, Universidade Católica Dom Bosco

Mestre em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013). Graduada em Administração pelo Departamento de Economia e Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (DEA/UFMS - 2010).

Gercina Gonçalves da Silva, Universidade Católica Dom Bosco

Formada em Gerência de Marketing pela UNIDERP e em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, com Mestrado em Administração pela UFMS. Atualmente é aluna da Universidade Católica Dom Bosco no Doutorado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária em Campo Grande- MS.

Jenifer Ferreira Gonzaga, Universidade Católica Dom Bosco

Possui graduação em administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e mestranda em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação tecnológica, mato grosso do sul, fomento, proteção intelectual e processos administrativos.

Beatriz da Silva Mello, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Agroecologia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2012). Tem experiência na área de Extensão Rural, Microbiologia Agrícola, Manejo Agroecológico do Solo, Entomologia Agrícola, Fisiologia Vegetal, Manejo e Gestão de Recursos Hídricos, Irrigação e Drenagem, Manejo e Conservação de Recursos Florísticos, Restauração de Áreas Degradadas, Planejamento e Gestão: da Produção à Comercialização, Agregação de Valor e Processamento de Produção, Manejo Agroecológico Fitossanitário e de Plantas Espontâneas, entre outras, todas as experiencias foram adquiridas atravé de projetos realizados no periodo da graduação.

Dario de Oliveira Lima Filho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui doutorado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1999). Mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1991). Graduação em Administração pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1976). Especialização em Orientação Pedagógica em Educação a Distância pela UFMS (2009). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul nos programas de Graduação e Pós-graduação em Administração. É orientador de dissertações de mestrado e orientador de pós-doutorado. Coordenador do Curso de Doutorado Interinstitucional em Administração (DINTER). Coordenador do Comitê Gestor Nacional do Curso de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede (PROFIAP). Tem experiência na área de Administração, atuando nos seguintes temas: comportamento do consumidor, agronegócios, estratégia, marketing e transformação organizacional. Participou de Avaliações Trienais da CAPES 2007/2009 e 2010/2012. Coordena dois grupos de pesquisa CNPq: Competitividade de Organizações Agroindustriais; e Transformação Organizacional. Coordena projetos de pesquisa, entre os quais: "Agronegócio: produção, distribuição e comportamento do consumidor de alimentos" e "Planejamento e reestruturação de organizações públicas e do terceiro setor".

Downloads

Publicado

2014-01-31