Produtos orgânicos: como os consumidores os veem?

Autores

  • Izabela Leite Ribeiro Guimarães Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Lilliane Renata Defante Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Leandro Sauer Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Dario de Oliveira Lima-Filho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2013.001.0004

Palavras-chave:

Produtos Orgânicos, Opiniões Sobre Orgânicos, Benefícios dos Orgânicos

Resumo

O principal objetivo deste estudo é analisar estatisticamente as opiniões e valores dos consumidores de Campo Grande (MS) sobre produtos orgânicos a partir de uma abordagem quantitativo-descritiva. A justificativa para a presente pesquisa reside em um estudo anterior dos autores: Sangkumchaliang e Huang (2012), que apontou que as principais razões para a compra de alimentos orgânicos são uma expectativa de vida saudável e bem estar do ambiente de produção. A amostra foi probabilística sendo que para a coleta de dados foram aplicados 400 questionários estruturados em domicílios da cidade de Campo Grande (MS). Para análise dos dados utilizou-se a distribuição de frequência e a Análise Fatorial Exploratória (EFA). Os resultados do estudo apontaram que a maior proporção de consumidores está no intervalo de 50 a 59 anos de idade seguido de 60 anos ou mais. A análise fatorial identificou dois fatores com autovalores acima de um (1), e a variância explicada de 65% do modelo de percepção proposto. O primeiro fator foi rotulado de “Benefícios dos produtos orgânicos” e o segundo de “Atributos do produto”, ou seja, a estrutura latente de dependência entre as variáveis que exprimem a percepção dos consumidores a cerca dos orgânicos está baseada nesses dois fatores.

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Biografia do Autor

Izabela Leite Ribeiro Guimarães, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Mestre em Administração pelo programa de pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Lilliane Renata Defante, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013). Graduada em Administração pelo Departamento de Economia e Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (DEA/UFMS - 2010).

Leandro Sauer, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Matemática pela UFMS (1988), Aperfeiçoamento em Estatistica Matemática pelo IMPA-RJ (1991), mestrado em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio (1992) e doutorado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP (2003). Coordenador do curso de Administração da UFMS (2005-2007), chefe do Departamento de Economia e Administração (2007-2008) e Pró-Reitor de Ensino e Graduação da UFMS (2009). Tem experiência na área de Economia e Administração, com ênfase em Métodos Quantitativos, Modelos Econométricos e Estatísticos e Analise Multivariada, atuando principalmente nos seguintes temas: exclusão social e uso de indicadores sintéticos na definição e acompanhamento de politicas publicas.

Dario de Oliveira Lima-Filho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui doutorado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1999), mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1991) e graduação em Administração pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1976). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul nos programas de graduação e pós-graduação em administração. É orientador de dissertações de mestrado e supervisor de pós-doutorado. Coordenador operacional do Curso de Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Administração UNINOVE/UFMS. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, agronegócios, estratégia e marketing. Coordena o grupo de pesquisa CNPq: Competitividade de Organizações Agroindustriais e vários projetos de pesquisa, entre os quais: Agronegócio: produção, distribuição e comportamento do consumidor de alimentos.

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Publicado

2013-08-14