A qualidade como suporte estratégico das empresas
DOI:
https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2012.001.0002Palavras-chave:
Qualidade, Sistema de Produção, EstratégiaResumo
A empresa moderna encontra-se inserida num contexto ambiental caracterizado por elevados e crescentes níveis de instabilidade e graus de incerteza muito elevados no que diz respeito à continuidade de suas atividades. Este clima ambiental adverso está relacionado à ocorrência de determinados eventos que tornam hoje o meio envolvente empresarial bem mais volúvel do que fora num passado relativamente próximo em termos históricos, a saber: a globalização, o advento de um novo paradigma em termos energéticos e meio ambientais, o acelerado desenvolvimento tecnológico, a desregulação das economias e a acirrada concorrência a nível dos mercados globais. Com isto, torna-se cada vez mais difícil a inserção da empresa no âmbito de uma configuração contextual em que a incerteza é o principal atributo. Assim sendo, a empresa necessita cada vez mais de um suporte estratégico que lhe viabilize a atividade em envolventes turbulentas e lhe possibilite alcançar níveis elevados de capacitação tecnológica. Como resultado direto desse processo ter-se-ia o incremento da produtividade com o consequente aumento da competitividade organizacional. É neste ponto que ganha corpo a ideia da Qualidade, isto é Qualidade Total como variável estratégica básica das organizações no que se refere à sua atuação em um entorno caracterizado por uma instabilidade cada vez mais notória. Propõe-se a adoção de um conceito reformulado de Qualidade, ou seja, como suporte estratégico das organizações, que passam a lidar com uma envolvência cada vez mais incerta.Downloads
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