A qualidade como suporte estratégico das empresas

Autores

  • Fernando José Pereira da Costa Universidade de Santiago de Compostela
  • Manoel Gonçalves Rodrigues Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2012.001.0002

Palavras-chave:

Qualidade, Sistema de Produção, Estratégia

Resumo

A empresa moderna encontra-se inserida num contexto ambiental caracterizado por elevados e crescentes níveis de instabilidade e graus de incerteza muito elevados no que diz respeito à continuidade de suas atividades. Este clima ambiental adverso está relacionado à ocorrência de determinados eventos que tornam hoje o meio envolvente empresarial bem mais volúvel do que fora num passado relativamente próximo em termos históricos, a saber: a globalização, o advento de um novo paradigma em termos energéticos e meio ambientais, o acelerado desenvolvimento tecnológico, a desregulação das economias e a acirrada concorrência a nível dos mercados globais. Com isto, torna-se cada vez mais difícil a inserção da empresa no âmbito de uma configuração contextual em que a incerteza é o principal atributo. Assim sendo, a empresa necessita cada vez mais de um suporte estratégico que lhe viabilize a atividade em envolventes turbulentas e lhe possibilite alcançar níveis elevados de capacitação tecnológica. Como resultado direto desse processo ter-se-ia o incremento da produtividade com o consequente aumento da competitividade organizacional. É neste ponto que ganha corpo a ideia da Qualidade, isto é Qualidade Total como variável estratégica básica das organizações no que se refere à sua atuação em um entorno caracterizado por uma instabilidade cada vez mais notória. Propõe-se a adoção de um conceito reformulado de Qualidade, ou seja, como suporte estratégico das organizações, que passam a lidar com uma envolvência cada vez mais incerta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando José Pereira da Costa, Universidade de Santiago de Compostela

É doutorando em Economia pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), e possui Mestrado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil).

Manoel Gonçalves Rodrigues, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Engenharia Nuclear e Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1995), pós-doutorado em Transporte e Meio Ambiente pela Universidade da Califórnia (2001). É pesquisador e professor universitário com atuação nas áreas de políticas públicas, petróleo & gás natural, energia, economia, planejamento ambiental, transporte sustentável, ética e bioética, e gestão de negócios.

Downloads

Publicado

2012-06-13

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)