Análise de aspectos de dependabilidade em infraestruturas de data centers considerando variação de temperatura e diferentes mecanismos de redundância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.003.0016

Palavras-chave:

Dependabilidade, Data Center, Variação de Temperatura, Mecanismos de Redundância

Resumo

Data centers estão em constante crescimento impulsionando demandas de novas tecnologias tais como computação em nuvem, comércio eletrônico, o que forçou a disponibilização destes sistemas 24 horas por dia, 7 dias por semana sob pena de grandes prejuízos. Em contrapartida, este crescimento tem ocasionado um maior consumo de energia com consequente aumento da dissipação de calor por parte de seus componentes, podendo acarretar elevação da temperatura de operação destes sistemas. Neste trabalho, focamos nos aspectos de dependabilidade de um data center, particularmente considerando a variação da disponibilidade da infraestrutura de comunicação devido à variação de sua temperatura que é proporcionada através da infraestrutura de refrigeração. Com a esta infraestrutura, foram propostas arquiteturas que utilizam diferentes mecanismos de redundância com o objetivo de analisar como ocorre a variação da temperatura quando são utilizadas cada uma destas arquiteturas. Os modelos de dependabilidade foram criados utilizando os mecanismos de modelagem Diagrama de Blocos de Confiabilidade e redes de Petri estocásticas. Além disso, um estudo foi elaborado para a aplicação destes modelos considerando diferentes cenários. Foram feitas diversas análises tais como a verificação da disponibilidade da infraestrutura de comunicação em função da temperatura considerando a variação no tempo de falha de seus componentes, variação da temperatura da infraestrutura de comunicação em função do número de componentes ativos da infraestrutura de refrigeração e as probabilidades de ocorrência de falhas nos componentes da infraestrutura de refrigeração considerando os diferentes mecanismos de redundância adotados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Almir Pereira Guimarães, Universidade Federal de Alagoas

Atuou como Consultor de Networking e Telecom para grandes empresas nacionais e internacionais. Desde 2006 é docente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (1992). Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e Doutorado também em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Tem atuado principalmente nas áreas de Projeto de Infraestrutura, Avaliação de Desempenho e de Dependabilidade, em sistemas computacionais, trabalhando com os seguintes temas: modelagem de desempenho e de dependabilidade utilizando Redes de Petri estocásticas, cadeias de Markov, Reliability Block Diagram e Faul-Tree.

Alan Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em engenharia da Computação pela Universidade Federal de Alagoas. Tem conhecimento nas linguagem php, c++, java, python e sql. Possuí experiência em desenvolvimento web com o framework bootstrap e tem atuado principalmente nas áreas de Projeto de Infraestrutura, Avaliação de Desempenho e de Dependabilidade, em sistemas computacionais, trabalhando com os seguintes temas: modelagem de desempenho e de dependabilidade utilizando Redes de Petri estocásticas, cadeias de Markov e Reliability Block Diagram.

Downloads

Publicado

2020-06-03