Análise do impacto de diferentes estratégias de políticas de manutenção sobre a disponibilidade das infraestruturas de refrigeração e de potência de um sistema de data center utilizando modelos estocásticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.001.0025

Palavras-chave:

Dependabilidade, Data center, Importância para disponibilidade, Mecanismo de redundância, Acordo de nível de serviço

Resumo

Data centers estão em constante crescimento impulsionando demandas de novas tecnologias tais como computação em nuvem, comércio eletrônico, o que forçou a disponibilização destes sistemas 24 horas por dia, 7 dias por semana sob pena de grandes prejuízos. Nosso estudo tem como objetivo proporcionar suporte para a análise do impacto de diferentes estratégias de políticas de manutenção, tanto preventiva quanto corretiva, considerando os parâmetros adotados em acordos de níveis de serviços sobre a disponibilidade estacionária de infraestruturas de um sistema de data center utilizando os mecanismos de modelagem RBD e SPN. Foram analisadas as infraestruturas de refrigeração e de potência, considerando uma infraestrutura de comunicação proposta, em arquiteturas com níveis crescentes de redundância. Estas arquiteturas foram propostas baseadas na alocação de adaptações de mecanismos de redundância, que são largamente utilizados em projetos de sistemas, aos componentes das referidas infraestruturas com os maiores índices de importância para disponibilidade. Além disso, um estudo de caso foi elaborado para a análise da disponibilidade estacionária resultante de diversos cenários que consideram diferentes estratégias de manutenção a partir das infraestruturas/arquiteturas estudadas através da aplicação dos modelos propostos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Almir Pereira Guimarães, Universidade Federal de Alagoas

Atuou como Consultor de Networking e Telecom para grandes empresas nacionais e internacionais. Desde 2006 é docente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (1992). Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e Doutorado também em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Tem atuado principalmente nas áreas de Projeto de Infraestrutura, Avaliação de Desempenho e de Dependabilidade, em sistemas computacionais, trabalhando com os seguintes temas: modelagem de desempenho e de dependabilidade utilizando Redes de Petri estocásticas, cadeias de Markov, Reliability Block Diagram e Faul-Tree.

Leonardo Silva Costa, Universidade Federal de Alagoas

Pesquisador no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), atuando no Optimization Laboratory (OptLab) e estudante de Engenharia de Computação na Universidade Federal de Alagoas. Participa e participou de alguns projetos de extensão como: "MobiUFAL", atuando na criação e implantação de uma rede que colabora na locomoção de estudantes com deficiência na Universidade Federal de Alagoas e "TifloTex" - ciclo 1, produzindo material didático para disciplinas exatas com acessibilidade para pessoas com deficiência visual. É membro da Liga Acadêmica de Computação/UFAL e trabalha com PHP, JavaScript, C e SQL.

Publicado

2022-05-18