Uma abordagem para determinação da melhor estratégia de política de manutenção em infraestruturas de potência utilizando modelagem estocástica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2023.001.0005

Palavras-chave:

Data Center, Indisponibilidade, Acordo de Nível de Serviço, Custos de Manutenção, Distância Euclidiana

Resumo

Data centers estão em constante crescimento impulsionando demandas de novas tecnologias tais como computação em nuvem, comércio eletrônico o que forçou a disponibilização destes sistemas 24 horas por dia, 7 dias por semana sob pena de grandes prejuízos. Desta forma, além de técnicas de redundância estática ou dinâmica aplicadas a seus componentes para um funcionamento correto e contínuo destes sistemas, é de grande importância a adoção de estratégias adequadas para políticas de manutenção. Nosso estudo propôs modelos analíticos juntamente com uma metodologia com o objetivo da determinação da estratégia de política de manutenção mais adequada, baseada tanto em aspectos técnicos quanto aspectos orientados a negócios, que será adotada em uma arquitetura da infraestrutura de potência. Os aspectos técnicos referem-se às métricas de indisponibilidade resultantes da arquitetura/infraestrutura a partir de diferentes estratégias de manutenção. Por sua vez, os aspectos orientados a negócios são referentes às métricas de custos de mão-de-obra, associados a estas estratégias, aplicadas às arquiteturas da infraestrutura considerada. O estudo de caso utilizou uma infraestrutura de potência em arquiteturas com níveis crescentes de redundância para a aplicação da metodologia e dos modelos propostos. Os resultados mostraram que a estratégia de manutenção mais adequada para uma arquitetura/infraestrutura não possui necessariamente a menor indisponibilidade, mas adequa conjuntamente a menor indisponibilidade e os menores custos de manutenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Almir Pereira Guimarães, Universidade Federal de Alagoas

Atuou como Consultor de Networking e Telecom para grandes empresas nacionais e internacionais. Desde 2006 é docente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (1992). Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e Doutorado também em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Tem atuado principalmente nas áreas de Projeto de Infraestrutura, Avaliação de Desempenho e de Dependabilidade, em sistemas computacionais, trabalhando com os seguintes temas: modelagem de desempenho e de dependabilidade utilizando Redes de Petri estocásticas, cadeias de Markov, Reliability Block Diagram e Faul-Tree.

João Vitor Santos Costa, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Engenharia da Computação pela Universidade Federal de Alagoas - Campus AC Simões. Possui formação técnica em Química pelo Instituto Federal de Alagoas - Campus Penedo.

Downloads

Publicado

2023-06-19