Empreendedor, estratégia e desempenho em restaurantes e similares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.003.0009

Palavras-chave:

Orientação Individual Empreendedora, Estratégia de Serviços, Desempenho Empresarial, Restaurante, Hospitalidade

Resumo

Os restaurantes tendem a ser pequenos negócios, operados quase de forma autogerida, por seus empresários ou por um gerente contratado. A maneira como esses gerentes lidam com seus negócios depende de suas habilidades individuais para dirigir a empresa. Esta pesquisa teve como objetivo investigar as influências possivelmente existentes entre a orientação individual empreendedora (IEO), a estratégia de serviços (SS) e desempenho do negócio (BP). Um modelo foi desenvolvido para executar o estudo, incluindo hipóteses juntando as três influências. Os questionários usando escala Likert foram construídos e validados. O levantamento foi conduzido com 260 gestores de restaurantes, bares e hotéis. Os dados foram analisados ​​através da modelagem de equações estruturais. Os resultados confirmaram as três hipóteses: H1: IEO influencia positivamente SS; H2: IEO influencia positivamente BP; H3: SS influencia positivamente a PA. As contribuições teóricas foram realizadas por meio do modelo proposto. As implicações gerenciais estão listadas, para ajudar o gerenciamento de restaurantes a funcionar melhor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mércia Crisitley Barrêto Viana, Faculdade Católica do Rio Grande do Norte

Graduada em Administração pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2000). Mestra em Administração pela UnP. Pós graduada em Docência no Ensino Superior e Administração em Sistema de Gestão da Qualidade pela UERN. Pós graduada em Administração em Sistema de Gestão da Qualidade. Professora efetiva da Faculdade Católica do RN no Curso de Administração, Ciências Contábeis e Gastronomia. Atualmente Coordenadora do Curso de Administração da Faculdade Católica do RN. Fui Supervisora Acadêmica da Escola de Gestão na UnP, Coordenadora Acadêmica Administrativa da Pós Graduação no Campus Mossoró - UnP, Coordenadora de Curso de Pós Graduação entre eles (MBA executivo em Gestão de Pessoas; Estratégia de Negócios; Contabilidade e Planejamento Tributário, Gestão Financeira e também fui professora da Universidade Potiguar com experiência na área de Administração, CST, Exatas atuando principalmente nos seguintes temas: liderança, atendimento, administrativo, logística, gestão estratégica, gestão de pessoas, serviços e gestão de competência. 

Kleber Cavalcanti Nóbrega, Universidade de São Paulo

Doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1997), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (1984). Membro titula da Academis Brasileira da Qualidade (ABQ). É sócio-proprietário da Perceptum Assessoria e Desenvolvimento, empresa de consultoria e capacitação organizacional e professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Potiguar (UnP), Laureate International Universities. Tem experiência em Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão da Qualidade e Gestão de Serviços, Planejamento e Gestão Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, qualidade em serviços, gestão de serviços, planejamento e gestão estratégica, balanced scorecard. É autor do Blog de Kleber Nóbrega e dos livros Falando de Serviços: um guia para compreender e melhorar os serviços em empresas e organizações, e Talking about services: a guide to understanding and improving services in companies and organizations.

Lieda Amaral Souza, Universidade Potiguar

Graduada em Ciências Contábeis (UFRN), Mestrado em Engenharia da Produção (UFRN), Doutorado em Tecnologia e Sistemas de Informações (Uminho -em defesa), Consultora do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Especialista em Compliance, Riscos e eSocial. Co-responsável pelo Projeto de unificação das Receitas Federal e Previdenciária. Membro do Painel de Especialistas do Fundo Monetário Internacional, Consultora e Instrutora das Nações Unidas. Conferencista e painelista em eventos nacionais e internacionais. Participou de missões em diversos países, dentre os quais Estados Unidos, México, França, Inglaterra, Suíça, Itália, Espanha, Mozambique, Argentina, Chile e outros. Pesquisadora nas áreas de Finanças, Empreendedorismo e Inovação.

Downloads

Publicado

2020-06-03

Edição

Seção

Planejamento, Estratégia e Competitividade