Um estudo bibliométrico da Estratégia do Oceano Azul

Autores

  • Felipe Ricardo Alencar Cattaneo Universidade Potiguar
  • Lieda Amaral Souza Universidade do Minho
  • Kleber Cavalcanti Nobrega Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.001.0016

Palavras-chave:

Estratégia do Oceano Azul, Inovação de Valor, Estudo Bibliométrico

Resumo

As empresas buscam maior lucratividade, e para isso se diferenciar dos concorrentes e buscar mercados com menor ou nenhuma concorrência se torna fundamental para o sucesso empresarial, neste contexto surge a Estratégia do Oceano Azul, onde a sua proposta é o aumento do valor e a redução de custos gerando inovação de valor. Desta forma este artigo tem como objetivo elucidar a atual relevância do tema e esclarecer os conceitos para facilitar a compreensão da Estratégia do Oceano Azul, explorando suas definições, ferramentas e princípios, auxiliando a procura por inovação de valor e mercados inexplorados. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliométrica nos portais Scopus, Emerald, Anpad e Scholar.Google. Percebe-se que nos primeiros cinco anos da publicação do livro “A Estratégia do Oceano Azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante”, os resultados no Scholar.Google, apresentou a taxa média de crescimento de 53%, para a expressão em inglês de 2006 à 2010, com 2588 resultados e nos cinco anos posteriores, de 2011 à 2015 tivemos 4.213 resultados. No portal Anpad apenas 3 publicações. Na base Emerald 21 publicações. E no portal Scopus tivemos 115 publicações demonstrando que o tema é relevante, ainda apresentando crescimento em produções acadêmicas, se recomenda para desenvolvimento futuro a realização de pesquisas em outras bases e comparação do resultado avaliando-se outras estratégias.

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Biografia do Autor

Felipe Ricardo Alencar Cattaneo, Universidade Potiguar

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Potiguar(2000).

Lieda Amaral Souza, Universidade do Minho

Graduada em Ciências Contábeis (UFRN), Mestrado em Engenharia da Produção (UFRN), Doutorado em Tecnologia e Sistemas de Informações (Uminho -em defesa), Consultora do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Especialista em Compliance, Riscos e eSocial. Co-responsável pelo Projeto de unificação das Receitas Federal e Previdenciária. Membro do Painel de Especialistas do Fundo Monetário Internacional, Consultora e Instrutora das Nações Unidas. Conferencista e painelista em eventos nacionais e internacionais. Participou de missões em diversos países, dentre os quais Estados Unidos, México, França, Inglaterra, Suíça, Itália, Espanha, Mozambique, Argentina, Chile e outros. Pesquisadora nas áreas de Finanças, Empreendedorismo e Inovação.

Kleber Cavalcanti Nobrega, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1997), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (1984). É sócio-proprietário da Perceptum Assessoria e Desenvolvimento, empresa de consultoria e capacitação organizacional e professor do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar. Tem experiência em Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão da Qualidade e Gestão de Serviços, Planejamento e Gestão Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, qualidade em serviços, gestão de serviços, planejamento e gestão estratégica, balanced scorecard. É autor do Blog de Kleber Nóbrega e dos livros Falando de Serviços: um guia para compreender e melhorar os serviços em empresas e organizações, e Talking about services: a guide to understanding and improving services in companies and organizations.

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Publicado

2017-05-10