Um estudo bibliométrico da Estratégia do Oceano Azul
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.001.0016Palavras-chave:
Estratégia do Oceano Azul, Inovação de Valor, Estudo BibliométricoResumo
As empresas buscam maior lucratividade, e para isso se diferenciar dos concorrentes e buscar mercados com menor ou nenhuma concorrência se torna fundamental para o sucesso empresarial, neste contexto surge a Estratégia do Oceano Azul, onde a sua proposta é o aumento do valor e a redução de custos gerando inovação de valor. Desta forma este artigo tem como objetivo elucidar a atual relevância do tema e esclarecer os conceitos para facilitar a compreensão da Estratégia do Oceano Azul, explorando suas definições, ferramentas e princípios, auxiliando a procura por inovação de valor e mercados inexplorados. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliométrica nos portais Scopus, Emerald, Anpad e Scholar.Google. Percebe-se que nos primeiros cinco anos da publicação do livro “A Estratégia do Oceano Azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante”, os resultados no Scholar.Google, apresentou a taxa média de crescimento de 53%, para a expressão em inglês de 2006 à 2010, com 2588 resultados e nos cinco anos posteriores, de 2011 à 2015 tivemos 4.213 resultados. No portal Anpad apenas 3 publicações. Na base Emerald 21 publicações. E no portal Scopus tivemos 115 publicações demonstrando que o tema é relevante, ainda apresentando crescimento em produções acadêmicas, se recomenda para desenvolvimento futuro a realização de pesquisas em outras bases e comparação do resultado avaliando-se outras estratégias.
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