Contribuições da gestão por competências na administração pública: um estudo no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística da Paraíba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.003.0005

Palavras-chave:

Competências, Eficiência, Desempenho

Resumo

A eficiência é um dos princípios constitucionais que dirige a atividade da Administração Pública. Embora tenha uma face de racionalização dos gastos, a ideia de eficiência também exige o aperfeiçoamento do desempenho das instituições públicas. Essa busca por melhoria no desempenho tem ocorrido no contexto da Nova Gestão Pública, a qual preconiza a utilização de ferramentas da gestão privada que possam ser úteis à realidade da administração pública. Nesse sentido, tem se destacado a utilização da gestão por competências como instrumento apto a incrementar a administração das organizações públicas. A presente pesquisa teve como objetivo principal identificar quais as contribuições da gestão por competências ao desempenho do IBGE na Paraíba. Tratou-se de uma pesquisa de campo do tipo exploratório-descritiva, que partiu de uma abordagem qualitativa e utilizou, para o levantamento de dados, observação direta, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com servidores que ocupam posições gerenciais na instituição estudada. Após a análise dos dados, os resultados da pesquisa indicaram que os principais embaraços ao desempenho do IBGE na Paraíba estão relacionados à forma como a organização enxerga e gerencia seus servidores. Também foi possível mapear as competências individuais e organizacionais fundamentais ao cumprimento da missão institucional da organização estudada. Ao final, foram apresentadas proposições que têm o condão de melhorar a gestão de pessoas e o desempenho no ambiente da pesquisa, por meio de intervenções que coloquem em prática as ideias da gestão por competências no órgão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hélio Santa Cruz Almeida Neto, Universidade Federal de Campina Grande

Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2018). Tem especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2016) e, atualmente, cursa nova especialização, em Direito Tributário, com previsão de término em meados de 2019. Possui graduação em Administração pela UFCG (2007) e graduação em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2010). É advogado, professor e servidor público federal, ocupando o cargo de Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura do IBGE. No momento, encontra-se cedido para a Defensoria Pública da União, com exercício na unidade de Campina Grande.

Maria de Fátima Nóbrega Barbosa, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2010) na Área: Sociedade e Recursos Naturais e Linha de Pesquisa: Desenvolvimento, Sustentabilidade e Competitividade. Mestrado em Ciências da Sociedade pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (1999). Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1995). Especialização em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual da Paraíba (1996). Professora Associada nível I da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Ambiental, Sustentabilidade e Competitividade. Pesquisadora em Projeto de Pesquisa financiado pelo CNPq. Organizadora do livro Gestão dos Recursos Naturais: uma visão multidisciplinar. Líder do Grupo de Pesquisa GEPASC (Grupo de Estudo em Pesquisa Ambiental, Sustentabilidade e Competitividade). Professora do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Campina Grande. Professora do Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP/UFCG/CCJS). Coordenadora Local do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP/UFCG/CCJS).

Erivaldo Moreira Barbosa, Universidade Federal de Campina Grande

Pós-Doutor em Direito pela Università degli Studi di Messina/Itália (2015/2016). Pós-Doutor em Educação pela UFPB/PPGE (2010). Doutor em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2006), na Área: Recursos Hídricos. Tese de Doutorado - Gestão de Recursos Hídricos da Paraíba: uma análise jurídico-institucional. Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1998), na Área: Direito Econômico. Especialista em Economia Rural pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1998). Graduado em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (1995). Professor Doutor, Associado III, da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, no Curso de Bacharelado em Direito do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais. Professor e Orientador do Mestrado e Doutorado em Recursos Naturais da UFCG/PPGRN e de Especialização em Direito do CCJS/UFCG. Professor do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede (PROFIAP/UFCG). Autor dos livros: Direito Constitucional: uma abordagem histórico-crítica; Direito Ambiental: em busca da sustentabilidade. Introdução ao Direito Ambiental. Introdução ao Estudo do Direito. História Ambiental e Direito Ambiental: diálogos possíveis. Direito Ambiental e dos Recursos Naturais: biodiversidade, petróleo e águas. Introdução à Teoria do Direito Humano-Fundamental à Água no Brasil. Introdução ao Direito Processual Constitucional. Organizador do livro Gestão dos Recursos Naturais: uma visão multidisciplinar. Capítulo do livro - Trabalhador Rural, intitulado: O Trabalhador Rural na Região Nordeste. Capítulo do livro - Água Doce: Direito Fundamental da Pessoa Humana. Experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Direito Ambiental, Direito Econômico, Direito de Águas. Pesquisador e Coordenador de Projeto de Pesquisa. Membro da Área Científica, Direito Ambiental, do Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos – IBEROJUR.

Downloads

Publicado

2020-06-03