Dimensões e indicadores da sustentabilidade no distrito irrigação perímetro irrigado Várzeas de Sousa - PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.003.0015

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Desenvolvimento, Agricultura Irrigada

Resumo

A sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável são temas complexos e que exige um olhar multidisciplinar assim, como são escassos modelos que busquem avaliar a sustentabilidade nos perímetros irrigados surge à necessidade de avaliá-los utilizando técnicas de investigação por meio de dimensões e indicadores. Neste contexto o estudo tem como objetivo principal investigar as dimensões e indicadores que são mais adequadas para se avaliar a sustentabilidade no DPIVAS. Dessa forma, foram selecionadas as dimensões econômica, ambiental, social, político-institucional, cultural, agroambiental e socioterritorial com os respectivos indicadores para o alcance desse objetivo. O estudo tem como principal instrumento de coleta de dados, o formulário padronizado. O problema foi tratado através de uma abordagem qualitativa. A pesquisa de campo foi realizada entre abril e maio de 2019 e foram obtidos os seguintes resultados: a dimensão econômica apresentou o maior grau de importância com uma média de 2,82 próximo (“Muito Importante”); a dimensão ambiental e agroambiental demostraram-se um grau entre (“Importante”) e (“Muito Importante”); a dimensão social, político-institucional, socioterritorial e a cultural expressaram um grau acima da (“Importante”). Portanto, todas as dimensões investigadas exprimiram grau de importância (“Importante”) para o DPIVAS, nenhuma considerada como de pouca importância. Conclui-se que os atores envolvidos consideram relevantes as dimensões e indicadores examinados, pois os resultados expressaram um grau geral de importância com a média 2,46 um valor significativo para o Distrito de Irrigação do Perímetro Irrigado das Várzeas de Sousa, PB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Luana Pereira Custodio, Universidade Federal de Campina Grande

Graduação em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)/ Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), 2019. Pós-Graduada em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela (UNIFACISA), 2020. Especialização em Andamento em Administração Pública Municipal pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)/ Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS). Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande/Programa de Pós-Graduação em Administração (UFCG/PPGA).

Maria de Fátima Nóbrega Barbosa, Universidade Federal de Campina Grande

Pós-doutorado em Administração Pública na Universidade Federal de Viçosa (UFV), sob a supervisão do professor Dr. Magnus Luiz Emmendoerfer, trabalhando com os temas: políticas públicas, empreendedorismo e sustentabilidade. Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2010) na Área: Sociedade e Recursos Naturais e Linha de Pesquisa: Desenvolvimento, Sustentabilidade e Competitividade. Mestrado em Ciências da Sociedade pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (1999). Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1995). Especialização em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual da Paraíba (1996). Professora Associada Nível III da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Ambiental, Sustentabilidade e Competitividade. Pesquisadora em Projeto de Pesquisa financiado pelo CNPq. Organizadora do livro Gestão dos Recursos Naturais: uma visão multidisciplinar. Líder do Grupo de Pesquisa GEPASC (Grupo de Estudo em Pesquisa Ambiental, Sustentabilidade e Competitividade). Professora do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Campina Grande. Professora do Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP/UFCG/CCJS). Ex-Coordenadora Local do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP/UFCG/CCJS). 

Publicado

2023-01-08