Experiência mobile in store: um panorama do mercado atual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.002.0004

Palavras-chave:

Tecnologias mobile, Experiência mobile, Consumo online

Resumo

Considerando a importância de se pesquisar acerca de tecnologias móveis, o presente artigo tem como objetivo investigar como se dá a experiência mobile in store em lojas de um shopping center. A coleta de dados se deu no maior shopping da cidade de João Pessoa-PB, utilizou-se um roteiro de pesquisa estruturado para conduzir a observação participante realizada em trinta e duas empresas. Após coletados, os dados foram analisados por meio de uma análise interpretativa-descritiva e confrontados com a teoria, para tanto criou-se as categorias de observação: Uso de tecnologias mobile, Capacitação dos colaboradores, Ambiente da loja, Relacionamento com o cliente e Canais de venda. A partir das análises, observou-se que a adoção de tecnologias mobile pelas empresas analisadas ainda é mínima, de modo que não são realizados esforços em torno da capacitação dos colaboradores, adequações no ambiente da loja, estratégias de relacionamento com o cliente e canais de venda. Tal fato permite concluir que a experiência mobile em lojas de um shopping de João Pessoa é incipiente, de modo que poderiam ser adotadas tecnologias, mesmo as mais básicas como a disponibilidade de internet móvel para que as lojas se adequassem à essa crescente dinâmica de consumo.

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Biografia do Autor

Bruna Cordeiro de Sousa, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atuou na graduação como bolsista em dois projetos de pesquisa, com temas diretamente relacionados à Sustentabilidade. Tem forte interesse em questões que versam sobre Economia Colaborativa, Marketing Social e Comportamento do Consumidor. Atualmente é aluna bolsista do CNPq no Mestrado do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com ênfase em Marketing e Sociedade. Participante do grupo de pesquisa GPCiber - Grupo de Pesquisa Consumo e Cibercultura.

Rebeca Formiga Figueira, Universidade Federal da Paraíba

Professora orientadora no Curso de Pós-graduação em Gestão Pública do Instituto Federal da Paraíba - IFPB. Doutoranda em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2013). Master in Business Administration pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2014). Graduada em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2009). Atuou como Coordenadora no Curso de Graduação em Administração na Faculdade Maurício de Nassau nos anos de 2015 e 2016. Tem experiência em projetos de Consultoria Empresarial e em Educação à Distância (EAD). Principais temas de interesse: gestão empresarial, comportamento do consumidor, marketing, tecnologia e sistemas de informação.

Dayane Renaly Lopes de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba. Pós-graduada em Marketing de Serviços e Relacionamento pela Universidade Norte do Paraná. Mestranda em Administração pelo PPGA na Universidade Federal da Paraíba. Participou de projetos de Iniciação Científica com estudos acerca do meio ambiente, tendo como temas: Coleta Seletiva e Resíduos Sólidos. Participou de projeto de extensão com o objetivo de incentivar jovens da cidade de Patos quanto à qualificação e o mercado de trabalho. Trabalhou como Auxiliar Administrativo na empresa Casa do Criador durante dois anos. Tem interesse nas áreas de Marketing e Tecnologia; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Marketing Verde e Consumo Consciente. 

Bruna Lourena de Lima Dantas, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Administração - ênfase em Marketing e Tecnologia pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB. É mestre em Administração - ênfase em Marketing e Sociedade pela UFPB. Graduada em Administração pela Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA. Especialista em Gestão de Negócios e Marketing. Atuou como professora substituta na UFERSA e como assessora técnica na incubadora de empresas Ineagro Cabugi. Coordenou projetos de extensão como o SarAlma e Cientifique-se. Pesquisadora no Grupo de pesquisa em Consumo e Cibercultura (GPCiber). Áreas de interesse: Marketing social, comportamento do consumidor e pesquisa transformativa do consumidor. 

Renata Francisco Baldanza, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Especialista em Administração de Empresas com ênfase em Marketing e Graduada em Filosofia pela Faculdade de Ciências e Letras Santa Marcelina / MG. Atualmente atua como docente no curso de Administração na Universidade Federal da Paraíba, com as disciplinas de Administração de Marketing, Publicidade e Propaganda e Pesquisa Aplicada. Realiza pesquisas com enfoque nas áreas Cibercultura, Tecnologias Móveis e Redes Sociais, Práticas Colaborativas, Comunicação Organizacional, Marketing, Consumo e Internet das Coisas (IoT).

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Publicado

2020-03-04

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