Avaliação da satisfação dos clientes de uma empresa do setor de serviços, através do modelo Kano e da matriz de importância x desempenho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2019.004.0005

Palavras-chave:

Satisfação dos clientes, Modelo Kano, Matriz de Importância X Desempenho.

Resumo

Este artigo busca falar sobre fatores da satisfação dos clientes no setor de serviços, usando a empresa Vidraçaria União para isto, sabendo que no cenário competitivo a satisfação é essencial e um diferencial. As Teorias de Kano e matriz de importância X desempenho são abordadas de forma explicativa para melhor compreensão. Foi feita a análise da satisfação dos clientes relacionada aos 13 atributos selecionados. O questionário foi respondido por 134 clientes, conforme o cálculo baseado na equação de Mattar. A análise de importância x desempenho pode identificar oportunidades de melhoria, sendo apresentadas em forma de matriz bidimensional dividida em quatro quadrantes que classificando em pontos fracos, pontos fortes, pontos fracos menores e pontos fortes menores. O Modelo Kano compara a relação não linear entre desempenho e satisfação com os determinados atributos, classificando estes em Obrigatórios, Atrativos, Unidimensionais, Neutros e Reversos. Destaca-se pela análise dos dados, que a empresa Vidraçaria união atende as expectativas dos consumidores em boa parte dos atributos, sendo que, dos treze atributos a empresa precisa priorizar melhoria em quatro deles devido à baixa satisfação dos clientes com os mesmos, sendo: Demora na entrega, prontidão dos funcionários, rapidez na medição e acessibilidade com os donos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Anita Walter, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora Curso de Administração e do Mestrado Profissional em Administração e Mestrado Acadêmico em Contabilidade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Foi professora dos Programas de Pós-Graduação em Administração (PPGAD) - Curso de Mestrado em Administração - e Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração (PPGCC) - Curso de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau (SC) no período de 2010 a 2013. Doutora em Administração pela PUCPR ? Curitiba. Mestra em Administração: Gestão Moderna de Negócios, pela FURB ? Blumenau (SC). Especialista e Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Atua na linha de pesquisa de Estratégia e Sustentabilidade (UNIOESTE). Professora e Coordenadora no Curso de Administração na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Leciona disciplinas de Métodos e Técnicas de Pesquisa, Metodologia da Pesquisa Qualitativa e Estratégias Organizacionais. Estuda preferencialmente o Ensino e a Pesquisa em Administração e Contabilidade (teorias, metologias e pesquisa), além de Strategy as Practice aliada a Teoria Institucional. Desenvolve pesquisas utilizando tanto métodos quantitativos (regressão equações estruturais e outras técnicas multivariadas) e de análise de redes sociais, como qualitativos com apoio de software (ATLAS ti). Na área de Ensino e Pesquisa . Foi Líder do Tema de Formação do Professor e do Pesquisador (Período de 2011/2012) e Líder do Tema 2 - Estratégias e Métodos de Pesquisa Quantitativos e Qualitativos (Período de 2013 a 2017) da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ANPAD) , tendo recebido prêmios na Área de Educação e Pesquisa. Avaliadora de eventos e periódicos científicos. Autora de diversos artigos publicados em periódicos, capítulos de livros e trabalhos apresentados em eventos. Foi Bolsista Produtividade CNPq Nível 2 no período de 2013/2015 e coordenadora de projeto de pesquisa financiado pelo CNPq. E-mail: silvanaanita.walter@gmail.com

Mario Luiz Soares, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1991); especialização em Marketing e Propaganda pela FAE - PR (1994); Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), Doutorado em Administração pela FEA / USP (2007); Pós-Doutorado EAESP/FGV/SP. Professor/Pesquisador adjunto da Unioeste; Experiência na área de Administração atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do Esporte, marketing esportivo, comportamento do consumidor esportivo, educação, estratégia; cenários, marketing organizacional, planejamento estratégico, governança corporativa, governança no esporte.

Cinara Kottwitz Manzano Brenzan, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora do Curso de Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) em Marechal Cândido Rondon. Aluna de três disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável, Doutorado de Marechal Cândido Rondon, Professora nas áreas de Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Logística, Agronegócio, Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional nos Cursos de Pós-graduação na FAG em Cascavel; Fasul em Toledo; Unicampo em Campo Mourão; Unigran em Dourados; CTESOP, em Assis Chateaubriand; Faculdade Iguaçu em Capanema, Unica em Cafelândia. Mestre em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da UEM/UEL (2005-2007) - Dissertação: Coordenação e Governança na Cadeia Produtiva de Frango. Especialização em Agronegócio pela UFPR (2005). Coordenadora do Curso de Administração no CTESOP de 2008 à 2016, professora de graduação desde 2003 à 2019 no CTESOP. Palestrante em diferentes áreas. Secretária da Educação de Nova Aurora (2017 a 2019).

Downloads

Publicado

2019-11-21