Análise de um jogo de empresas à distância como forma de melhorar o desempenho de estudantes de logística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.004.0010

Palavras-chave:

Aprendizagem baseada em problemas, Jogo de empresas, Educação a distância, Logística

Resumo

O avanço intenso das tecnologias da quarta revolução industrial está tornando obsoleta uma série de atividades laborais e ao mesmo tempo criando novas oportunidades de trabalho, de tal forma que a necessidade de aprendizado e qualificação constante já é uma realidade. Os cursos técnicos têm um papel importante na formação de profissionais qualificados para o mercado e, nesse sentido, precisam adequar sua metodologia de ensino para que ela seja atrativa, estimule a participação do estudante, desenvolva habilidades práticas e melhore seu desempenho acadêmico. Desta forma o presente estudo tem por objetivo discutir como a participação em um método de ensino centrado no participante, com aprendizagem baseada em problemas, como um Jogo de Empresas, pode melhorar o desempenho acadêmico dos alunos de um curso técnico de gestão em logística. O estudo adotou os procedimentos de uma pesquisa quantitativa quanto à sua abordagem, explicativa quantos aos seus fins e quase-experimental quanto aos seus meios. Na coleta e tratamento dos dados foram utilizados testes unicaudais de comparação de duas médias para amostras independentes (um para cada disciplina) para verificar se existiu diferença estatisticamente significativa entre as notas obtidas pelos dois grupos (experimental e controle) em cada disciplina. O jogo foi aplicado em uma instituição privada, tradicional no ensino à distância e localizada em São Paulo, e após a análise dos resultados dos testes estatísticos, foi verificado que o jogo contribuiu para a melhoria do desempenho acadêmico dos alunos. Os resultados ainda sugerem que o jogo pode contribuir com melhoria da qualidade do ensino e da formação dos professores, desenvolver habilidades comportamentais, melhorar a formação profissional e reduzir o gargalo de mão obra qualificada. O trabalho apresenta como contribuições práticas, o fornecimento de subsídios para uma eventual inclusão do jogo de empresas na grade do curso da instituição, e possivelmente de outras, como também aponta que a aplicação do jogo de empresas pode apoiar as instituições de educação na busca pela melhoria dos processos de ensino-aprendizagem, contribuindo para o aperfeiçoamento de suas ferramentas pedagógicas, ao privilegiarem a apropriação do conhecimento de forma significativa, permitindo o desenvolvimento de aptidões  relevantes para a trajetória profissional dos educandos.

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Biografia do Autor

Luís Cláudio Duarte, Universidade Estácio de Sá

Mestre (strictu sensu) em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Estácio de Sá (MADE/UNESA) (2021). Possui MBA (Master Business Administration) Executivo (lato sensu) em Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), pós-graduação (lato sensu) em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Cândido Mendes (2003) e graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000). Atuação como Professor do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB/FERP) Campus Nova Iguaçu de 2010 a 2018 do curso de engenharia de produção, de 2016 a 2018 como professor de pós-graduação do curso de gestão de projetos (Estácio e UGB) e atua como Especialista Corporativo de Recursos Humanos na Neoenergia. Tem forte experiência na área de Recursos Humanos, com ênfase em Remuneração e Carreira (Cargos e Salários), atuando principalmente nos seguintes temas: remuneração e carreira, gestão estratégica de benefícios, relações trabalhistas, orçamento de pessoal, controles internos, informações gerenciais, administração de infraestrutura, e atividades de saúde e segurança.

José Aires Trigo, Universidade Estácio de Sá

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992), graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Castelo Branco (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em CIÊNCIA POLÍTICA pela Universidade Cândido Mendes (2015). Atualmente é professor da Universidade Estácio de Sá atuando em nível de Graduação, Pós-graduação Lato Sensu e Pós-graduação Stricto Sensu. É também Coordenador Adjunto do Mestrado Profissional em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE). Tem experiência na área de Gestão e Economia, com ênfase em Finanças, Valoração Econômica do Meio Ambiente, Gestão Ambiental e Responsabilidad Socioambiental. 

Marco Aurélio Carino Bouzada, Universidade do Grande Rio

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Administração pelo Instituto Coppead de Administração/UFRJ (2001) e doutorado em Administração pelo Instituto Coppead de Administração/UFRJ (2006). Foi, por mais de 10 anos, professor titular do curso de graduação em Administração da ESPM e de outros cursos de graduação e pós-graduação em diversas instiuições. Por mais de 12 anos, foi professor titular do quadro permanente do Mestrado em Administração da Universidade Estácio de Sá, tendo sido coordenador adjunto do programa e editor-chefe do periódico acadêmico Adm.MADE . Atualmente é professor permanente dos programas de Mestrado e Doutorado em Admnistração e professor da graduação em Administração da UNIGRANRIO e coordenador e professor do Curso de Formação em Compras e Supply Chain do ALUMNI COPPEAD (UFRJ), além de professor dos Cursos de Formação em Gestão Empresarial e Finanças da insituição. Tem mais de 70 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. É organizador e principal autor dos livros Jogando Logística no Brasil; Métodos Quantitativos Aplicados a Casos Reais; O uso de ferramentas quantitativas em call centers - previsão e dimensionamento; Logística Operacional Interna; e Laboratório de Logística: testando teoria com um jogo de empresas. Tem experiência na área de Estatística, Métodos Quantitativos, Pesquisa Operacional e Business Games. 

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Publicado

2023-01-09