Uma proposta alternativa de distribuição orçamentária para as unidades da UFRJ

Autores

  • George Pereira da Gama Junior Universidade Estácio de Sá
  • Marco Aurélio Carino Bouzada Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2015.002.0013

Palavras-chave:

Universidades Federais, Orçamento Público, Orçamento Participativo

Resumo

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) adotou em 2005 o orçamento participativo como um instrumento de planejamento e implantou uma nova cultura gerencial. No entanto, tal procedimento não vem garantindo uma distribuição necessariamente justa dos seus recursos. O objetivo deste trabalho é propor uma forma de distribuição interna dos recursos financeiros na UFRJ mais condizentes com os desempenhos, necessidades e especificidades das suas unidades. No Referencial Teórico foram abordados os temas: Universidades objeto de estudo (além da UFRJ, a UFMG e a UFRGS, que serviram como benchmarking); Orçamento Participativo; e o Orçamento nas Universidades Federais. Metodologicamente, foi aplicada a Regressão Linear Múltipla para gerar os modelos que as duas universidades federais utilizadas como benchmarking empregam nas suas distribuições internas. Cada um destes modelos foi, então, aplicado aos dados da UFRJ. Assim, foi obtido o quanto teria sido orçado para cada unidade da UFRJ se esta tivesse empreendido o mesmo racional de alocação que a UFMG e a UFRGS utilizam. Os resultados foram comparados e revelaram que a matriz com base nos indicadores e dados da UFMG é a mais adequada, pois utiliza uma série de dados maior, mais atualizada e um número superior de indicadores, quando comparada à matriz da UFRGS. A conclusão alerta para a importância de uma boa gestão orçamentária a fim de que as universidades públicas federais possam exercer o seu papel social com eficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

George Pereira da Gama Junior, Universidade Estácio de Sá

Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial (Universidade Estácio de Sá Superintendente Geral de Planejamento e Desen da UFRJ.

Marco Aurélio Carino Bouzada, Universidade Estácio de Sá

Engenheiro de Produção (UFRJ)Mestre em Administração (COPPEAD/UFRJ)Doutor em Administração (COPPEAD/UFRJ) Professor do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial da Universidade Estácio de Sá e do Insituto COPPEAD/UFRJ.

Downloads

Publicado

2015-11-04