Uma proposta de modelo probabilístico de análise de viabilidade de um pequeno meio de hospedagem

Autores

  • Fernando Braga Neiva Universidade Estácio de Sá
  • Marco Aurélio Carino Bouzada Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2013.001.0008

Palavras-chave:

Análise de Viabilidade, Hotelaria, Previsão de Demanda, Simulação de Monte Carlo

Resumo

Este artigo apresenta a criação de um modelo probabilístico para analisar a demanda de pequenos meios de hospedagem e a sua aplicação em uma pousada em Búzios (RJ). Dentro da revisão de literatura, foi feita uma conceituação sobre: Turismo; aspectos relacionados à Hotelaria; custos e receitas de um meio de hospedagem; previsão de demanda; e Simulação de Monte Carlo. Na parte operacional, foram consideradas as épocas de alta, média e baixa estação. Foram criados cenários distintos, considerando os resultados obtidos anualmente, com variações na probabilidade da demanda de acordo com informações do gestor do estabelecimento, quando foi informada a demanda mínima, máxima e a mais provável (Distribuição Triangular). Foi utilizada a Simulação de Monte Carlo com planilhas eletrônicas, que foram preenchidas com dados mensais da pousada que foi objeto do caso específico estudado, quando foi possível testar o modelo em uma situação real. Também foram criadas outras planilhas similares com o objetivo de se fazer uma análise de sensibilidade com um cenário otimista e um pessimista. Depois de terem sido feitas 100 simulações, pode-se verificar que 78% delas apresentaram o VPL positivo, o que sugere que o negócio é viável. Já quando foi feita uma análise de sensibilidade, 100% das simulações indicaram um VPL positivo no cenário otimista e apenas 5% das simulações indicaram que o negócio é viável no cenário pessimista. A pesquisa também permitiu verificar a adequação do método de Simulação de Monte Carlo a uma situação tão complexa e com tanta presença de incertezas como esta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Braga Neiva, Universidade Estácio de Sá

Possui graduação em Turismo pela Universidade Estácio de Sá(2005), especialização em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal pelo Centro Universitário Internacional(2010) e mestrado-profissionalizante em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Estácio de Sá(2011). Atualmente é Técnico Administrativo do Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Marco Aurélio Carino Bouzada, Universidade Estácio de Sá

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Administração pelo Instituto Coppead de Administração/UFRJ (2001) e doutorado em Administração pelo Instituto Coppead de Administração/UFRJ (2006). Atualmente é professor adjunto do quadro permanente do Mestrado em Administração da Universidade Estácio de Sá, professor titular do curso de graduação em Administração da ESPM e professor do Curso de Formação em Finanças e do Curso de Formação em Logística do COPPEAD (UFRJ). É organizador e co-autor do livro Jogando Logística no Brasil e tem experiência na área de Estatística, Métodos Quantitativos, Pesquisa Operacional e Business Games.

Downloads

Publicado

2013-08-14