Teletrabalho: o que é necessário pesquisar sobre o tema

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.002.0008

Palavras-chave:

Teletrabalho, Inovação organizacional, Modelos de trabalho, Pesquisas nacionais, Sugestões de pesquisas

Resumo

Este estudo apresenta à comunidade acadêmica as principais sugestões de pesquisas nacionais referentes ao modelo de teletrabalho a partir da perspectiva da inovação organizacional, pretendendo, assim, expandir a fronteira do conhecimento relativa ao tema. Escolheu-se a abordagem de investigação qualitativa diante do interesse de identificar, examinar e interpretar os dados textuais coletados em documentos (artigos). Foram analisados 11 (onze) artigos, de onde se extraíram proposições de novos estudos a respeito do teletrabalho como uma alternativa às estruturas tradicionais das organizações. Foi observada a necessidade de evoluir as pesquisas sobre os efeitos negativos do teletrabalho, principalmente do ponto de vista psicológico e social dos teletrabalhadores. Ao final, recomenda-se a busca pela elaboração de modelos sustentáveis passíveis de serem copiados como forma de dar um passo à frente nas boas práticas organizacionais ligadas ao teletrabalho, sobretudo em razão da pandemia da Covid-19 ter impulsionado o uso dessa inovação organizacional.

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Biografia do Autor

Emanuel Rodrigues Amorim, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando pelo programa de Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC) da Universidade Federal de Pernambuco e Bacharel em administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-CAA). Atualmente é Assistente Júnior na Caixa Econômica Federal.

Rafael Pena Cerqueira Frias, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Gestão, Inovação e Consumo - UFPE (2020-2021); Especialista em Gestão Tributária,Trabalhista e Previdenciária - FIC/UNIFAL (2010-2011); Bacharel em Ciências Contábeis - UFAL (2006-2009); Auditor do Instituto Federal de Pernambuco (2010 - atual).

Rafaela Costa Siqueira, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC) - UFPE (2019 - 2021). Pesquisadora do Grupo Vivências, grupo de pesquisa e extensão certificado pelo CNPQ. Graduada em Administração Hospitalar pela AESGA (2017).

Nelson da Cruz Monteiro Fernandes, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2013), mestre em Sociologia (2009) pela mesma universidade e graduação em Administração de Empresas pela UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco (2006). Atualmente é professor efetivo da UFPE no campus avançado do agreste CAA, professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC) e do Programa de Pós-Grduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT)

José Lindenberg Julião Xavier Filho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC/2011), MBA Executivo em Gestão Estratégica Avançada de Negócios pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL/2008) e bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns (2006). Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA - Núcleo de Gestão), lecionado em cursos de graduação e pós-graduação na área de gestão e negócios. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC).

Publicado

2023-01-08