Análise das competências de relacionamento entre os gestores da cadeia produtiva de confecção do município de Surubim

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.004.0018

Palavras-chave:

Competências de relacionamento, Cadeia Produtiva, Confecções

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a contribuição da competência de relacionamento na articulação da cadeia produtiva de confecções do agreste pernambucano por meio da: descrição das características principais dos gestores que articulam a cadeia; análise das suas habilidades relacionais; e compreensão de como a competência de relacionamento contribui para a performance das parcerias. O estudo conceitual da competência de relacionamento permite compreender as parcerias tendo como substrato a confiança, a satisfação interpessoal, os comprometimentos e a solução conjunta de problemas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores do setor confeccionista de Surubim, e os dados foram observados através da técnica de análise de conteúdo. A crise econômica e financeira dos últimos anos tem poupado os gestores que possuem a competência relacional mais desenvolvida, uma vez que viabiliza o acesso a novos atores de negócio e a informações relevantes da cadeia, minimizando os impactos negativos dessa conjuntura

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe dos Santos Mendes, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Gestão, Inovação e Consumo (UFPE)- linha de pesquisa Inovação e Cultura na gestão dos negócios locais. Possui graduação em Administração (UFPE) e Gestão Financeira (UNIFAVIP) e especialização em Gestão e Finanças (UNIFAVIP). Possui experiência como professor em cursos de graduação e de nível técnico. Consultor e assessor em Finanças Pessoais, Corporativas e Investimentos. 

Nelson da Cruz Monteiro Fernandes, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2013), mestre em Sociologia (2009) pela mesma universidade e graduação em Administração de Empresas pela UNICAP ? Universidade Católica de Pernambuco (2006). Atualmente é professor efetivo da UFPE no campus avançado do agreste CAA, professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC) e do Programa de Pós-Grduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT), vice coordenador da incubadora inova agreste da Universidade Federal de Pernambuco e vice coordenador do curso de administração da Universidade Federal de Pernambuco. Atuou como o Gestor do Parque de Eletroeletrônica de Pernambuco (PARQTEL). Foi pesquisador PCI no Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste na área de Gestão de Tecnologia explorando ferramentas estratégicas, táticas e operacionais de gestão de open innovation. Já foi secretário da RES - Revista Estudos de Sociologia do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE e professor substituto da UFPE. Ganhou o prêmio de melhor artigo nacional na área de Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação no Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração (EnANPAD, 2006) e Melhor Trabalho na área de Ciência Tecnologia e Inovação no Congresso de Administração, Sociedade e Inovação (CASI, 2013). Faz parte do Grupo de Estudo e Pesquisa LÓCUS (Lócus de investigação em economia criativa) atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Culturais, Teoria do Discurso, Empreendedorismo, Inovação, Produção de Software Livre, Novos Modelos de Negócios, e foi professor no Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) e da Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas (FAJOLCA). 

Downloads

Publicado

2021-11-08

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)