Inimigo em comum: fatores de seleção para novos parceiros na colaboração com base nos filmes ‘vingadores’

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.004.0013

Palavras-chave:

Rede Interorganizacional, Redes Colaborativas, Critérios de Seleção, Vingadores

Resumo

Neste artigo, consideraremos como organização o grupo de heróis da MARVEL denominado ‘Vingadores’. Após identificar na literatura critérios de seleção em Redes Colaborativas, foi considerada a importância dos critérios de seleção de cada novo membro na Rede, analisando um período de onze anos de existência (2012 a 2023). Os resultados baseados na análise fílmica inédita dos ‘Vingadores’ como Rede Interorganizacional, contribuem para identificar quais os critérios de seleção de novos parceiros dentro de uma estrutura colaborativa atuam nos sucessos e fracassos desses arranjos.

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Biografia do Autor

João Paulo Oliveira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Gestão, Inovação e Consumo pelo PPGIC/CAA/UFPE desde 2019. MBA em Gestão Estratégica pela ESAB/2011. Graduado em Processos Gerenciais pela UNOPAR/2010. Atualmente na Universidade Federal de Pernambuco na função de Assistente em Administração, lotado na SEGEC/CAA/UFPE. Professor Tutor no curso de Administração Pública da UFRPE/UAB entre 2013 e 2015. Professor do curso Técnico em Administração na Escola Tecnica Prof. Lucilo Avila Pessoa, Secretaria de Educação/PE entre 2013 e 2016; Pesquisador nas áreas de Universidade Empreendedora, Administração Pública, Empreendedorismo, Criatividade, Inovação e Startups.

Karla Giselle Silva de Castro, Universidade Federal de Pernambuco

Pós graduada em Gestão Estratégica com Pessoas pela UPE - Campus Caruaru. Graduação em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Analista de Recursos Humanos, e experiência com implantação do eSocial. Atualmente mestranda no programa Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA); Interesse em pesquisas com ênfase em Redes de Cooperação Interorganizacionais (Governança e Estrutura Organizacional); Cotidiano; Processos organizacionais; Contextos periféricos. Gestão Ordinária; Gestão de Pessoas;

Emanuela Ribeiro Lins, Universidade Federal de Pernambuco

Mestra em Gestão, Inovação e Consumo - Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo - (PPGIC) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Centro Acadêmico do Agreste (CAA). Bacharela em Administração pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST). Trabalhou como Assistente Administrativo na Secretaria de Educação e Esportes de Iguaracy-PE. Trabalhou como instrutora do curso de vendas através da parceria entre SENAC e Prefeitura de Afogados da Ingazeira-PE. Atualmente trabalha como professora bolsista pelo Programa Mediotec promovido pelo governo da Paraíba, ministrando as disciplinas: Planejamento Estratégico e Processos, Marketing, Empreendedorismo e Inovação 1 e Empreendedorismo e Inovação 2.

José Lindenberg Julião Xavier Filho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC/2011), MBA Executivo em Gestão Estratégica Avançada de Negócios pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL/2008) e bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns (2006). Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA - Núcleo de Gestão), lecionado em cursos de graduação e pós-graduação na área de gestão e negócios. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC), onde atua no curso de Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo. Ocupa atualmente a posição de editor-adjunto do Journal of Perspectives in Management (JPM). Tem interesse em pesquisas com ênfase na Competitividade do Varejo, envolvendo interesses como Competitividade e Tributação no Varejo; Redes de Cooperação Interorganizacionais (Governança e Estrutura Organizacional); Uso de informações Contábeis, Ensino/Aprendizagem em Negócios. Paralelo aos esforços junto a UFPE também atual como instrutor convidado do Conselho Regional de Administração (CRA/PE) e Conselho Regional de Contabilidade (CRC/PE).

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Publicado

2021-11-08

Edição

Seção

Planejamento, Estratégia e Competitividade

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