Do sujeito às práticas discursivas: o solo epistemológico da Consumer Culture Theory no contexto brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.004.0003

Palavras-chave:

Consumer Culture Theory, Solo epistemológico, Brasil, Produção científica

Resumo

A Consumer Culture Theory (CCT) surgiu após uma onda de tradição interpretativista que influenciou pesquisadores da área de comportamento do consumidor na década de 1980, os quais passaram a buscar compreender os aspectos socioculturais do consumo. A marca CCT foi lançado em 2005 por Arnould e Thompson com o objetivo de classificar estudos semelhantes e de orientação cultural nas pesquisas de consumo. Atualmente, a CCT já é uma comunidade acadêmica estabelecida, com similaridades teóricas e metodológicas. O objetivo deste artigo é discutir sobre a produção de conhecimento na área e refletir sobre o solo epistemológico que se consolidou em meio a uma diversidade de epistemes. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática de literatura acerca do solo epistemológico da Consumer Culture Theory. Nesse sentido, foi analisada a produção brasileira na área de 2010 a 2020, buscando retratar as principais características metodológicas e epistemológicas do campo. Os resultados foram sintetizados em uma estrutura composta de seis dimensões que representam os pressupostos das principais epistemes encontradas no material empírico. Dessa forma, o artigo apresenta o retrato da produção da CCT no contexto brasileiro e discute as implicações para futuras pesquisas que visam explorar aspectos culturais do consumo por meio de pressupostos filosóficos e rigor metodológico.

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Biografia do Autor

Miriam Leite Farias, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2015) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Atualmente está cursando Doutorado em Administração também na UFPE, com período de sanduíche na SKEMA Business School em Lille - França. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, cultura de consumo, turismo, inovação e empreendedorismo. 

Salomão Alencar de Farias, Universidade Federal de Pernambuco

Salomão De Farias é Bacharel Em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1987), mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1991) e doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é Visiting Professor no Instituto de Negócios Internacionais do College of Business da Georgia State University. Professor associado da Universidade Federal de Pernambuco em licença sabática. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor e negócios internacionais. Foi bolsista Fulbright Scholar in Residence em 2014, Mais recentemente, foi coordenador do PROPAD/UFPE, membro do comite de area do CNPq, editor da BAR, membro do comite cientifico de Marketing da ANPAD, parecerista CAPES, CNPQ e FACEPE.

Daniela Gomes Alcoforado, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Administração pelo PROPAD/UFPE, campo temático de Marketing e Comportamento do Consumidor. Mestre em Administração pelo PROPAD/UFPE. Possui graduação com láurea em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Atualmente está cursando Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na UFPE. Estudou, na modalidade de mobilidade estudantil, na Universität Bremen, na Alemanha (período de 2014.1 no bacharelado e 2017.1 no mestrado) e na Universidade do Porto, Portugal (período de 2015.1). Foi pesquisadora visitante da International Psychoanalytic University Berlin (Alemanha) e atualmente direciona seus estudos ao campo do Marketing e do Comportamento do Consumidor, focando em temas como Pesquisa Transformativa do Consumidor e Depressão e Consumo.

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Publicado

2021-11-08