Identidade e consumo: um panorama teórico sobre a temática “Projetos de identidade do consumidor”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.001.0004

Palavras-chave:

Projetos de identidade, CCT, Cultura

Resumo

A Consumer Culture Theory refere-se à um conjunto de perspectivas teóricas que compartilham a mesma orientação sociocultural sobre as relações dinâmicas entre consumidor, mercado e significados culturais. Em 2005, Arnould e Thompson propuseram um framework com quatro domínios temáticos que são inter-relacionados. O objetivo deste artigo foi fornecer uma visão geral dos trabalhos que têm como tema central o domínio “projetos de identidade do consumidor”. Foi percebido que inicialmente a relação pessoa-objeto era muito utilizada, principalmente o conceito do eu-estendido (Belk, 1988), mas que nos anos seguintes ao artigo de 2005, a estrutura discursiva da CCT foi transformada pela infusão de novos vernáculos teóricos. Dessa forma, como orientação futura, sugerimos que os pesquisadores comecem a questionar como os consumidores co-criam juntos os recursos fornecidos pelo mercado, ao invés de serem vistos apenas como receptores dos mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miriam Leite Farias, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2015) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Atualmente está cursando Doutorado em Administração também na UFPE, com período de sanduíche na SKEMA Business School em Lille - França. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, cultura de consumo, turismo, inovação e empreendedorismo. 

Salomão Alencar de Farias, Universidade Federal de Pernambuco

Salomão De Farias é Bacharel Em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1987), mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1991) e doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é Visiting Professor no Instituto de Negócios Internacionais do College of Business da Georgia State University. Professor associado da Universidade Federal de Pernambuco em licença sabática. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor e negócios internacionais. Foi bolsista Fulbright Scholar in Residence em 2014, Mais recentemente, foi coordenador do PROPAD/UFPE, membro do comite de area do CNPq, editor da BAR, membro do comite cientifico de Marketing da ANPAD, parecerista CAPES, CNPQ e FACEPE.

Publicado

2022-05-18