Identidade e consumo: um panorama teórico sobre a temática “Projetos de identidade do consumidor”
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.001.0004Palabras clave:
Projetos de identidade, CCT, CulturaResumen
A Consumer Culture Theory refere-se à um conjunto de perspectivas teóricas que compartilham a mesma orientação sociocultural sobre as relações dinâmicas entre consumidor, mercado e significados culturais. Em 2005, Arnould e Thompson propuseram um framework com quatro domínios temáticos que são inter-relacionados. O objetivo deste artigo foi fornecer uma visão geral dos trabalhos que têm como tema central o domínio “projetos de identidade do consumidor”. Foi percebido que inicialmente a relação pessoa-objeto era muito utilizada, principalmente o conceito do eu-estendido (Belk, 1988), mas que nos anos seguintes ao artigo de 2005, a estrutura discursiva da CCT foi transformada pela infusão de novos vernáculos teóricos. Dessa forma, como orientação futura, sugerimos que os pesquisadores comecem a questionar como os consumidores co-criam juntos os recursos fornecidos pelo mercado, ao invés de serem vistos apenas como receptores dos mesmos.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Brasileña de Administración Científica
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.