Gestão de recursos humanos como estratégia para competitividade em micro e pequenas empresas: uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.003.0006Palavras-chave:
Gestão de Pessoas, Competitividade, Micro e Pequenas EmpresasResumo
As Micro e Pequenas Empresas (MPEs) são essenciais para a economia, pois geram emprego e renda, além de contribuírem com parcela expressiva da arrecadação tributária. Contudo, possuem ações gerenciais limitadas, sobretudo em relação à gestão de pessoas. Ante o exposto, este artigo tem como objetivo analisar e discutir estratégias de gestão de recursos humanos com foco na competitividade no âmbito de Micro Pequenas Empresas. Para tanto, aplicou-se uma revisão sistemática de literatura. A busca de pesquisas científicas foi realizada na base Scientific Periodicals Electronic Library (Spell), no período de 2005 a 2021, visando a identificação publicações nacionais. A revisão contemplou 8 (oito) artigos. A pesquisa evidenciou pouca aplicação de estratégias de gestão de RH em MPEs, como forma de criar vantagem competitiva. Contudo, as empresas que adotam tais estratégias enfocaram as competências organizacionais e a construção de um ambiente organizacional flexível e participativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.