A qualidade da gestão de recursos humanos na percepção dos funcionários: um estudo de caso na OAB/PI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.004.0006

Palavras-chave:

Gestão de pessoas, Qualidade gerencial, Instituições de interesse público

Resumo

As pessoas são essenciais no contexto das organizações. São elas (as pessoas) que formulam, planejam e implementam estratégias e processos operacionais, com foco no alcance dos objetivos organizacionais. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar a percepção dos funcionários acerca da qualidade dos processos de gestão de RH adotados na OAB/PI. Utilizou-se como metodologia um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado no padrão Likert, contendo 30 afirmativas sobre as seis dimensões que integram o processo de gerenciamento de RH. O questionário foi aplicado a uma amostra composta por 53 funcionários da sede administrativa da instituição, localizada na cidade de Teresina (PI). Os resultados obtidos demonstraram que os colaboradores se sentem contemplados em vários aspectos das dimensões avaliadas, porém necessitam de uma gestão de pessoas mais participativa e comprometida com o desenvolvimento profissional, com incentivos e com reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. A pesquisa permitiu identificar, a partir da percepção dos colaboradores, quais dimensões do processo de gestão de RH exigem intervenções, bem como indicar ações estratégicas que possam melhorar o desempenho da instituição no gerenciamento de pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldevânia Cardoso Barbosa, Instituto Federal do Piauí

Possui graduação em Turismo pela Universidade Estadual do Piauí (2009) e tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pelo Instituto Federal do Piauí. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Turismo e em organização de Eventos. Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário Santo Agostinho.

Francisco Valdivino Rocha Lima, Instituto Federal do Piauí

Doutor e mestre em Ciência da Propriedade Intelectual pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e especialização lato sensu em Gestão empresarial pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). É professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), onde coordena o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e lidera o Grupo de Pesquisa em Gestão e Inovação Tecnológica (Grupitec). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Inovação, Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Consultoria para pequenas e médias empresas (PMEs). Seus principais interesses de pesquisa são: Gestão da inovação; Construção e validação de indicadores de desempenho gerencial; Aplicação de métodos multicritério de apoio à decisão em estudos sobre marketing, gestão de recursos humanos, inovação e propriedade intelectual; Modelagem de índices gerenciais. 

Downloads

Publicado

2021-11-08