A qualidade da gestão de recursos humanos na percepção dos funcionários: um estudo de caso na OAB/PI
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.004.0006Palavras-chave:
Gestão de pessoas, Qualidade gerencial, Instituições de interesse públicoResumo
As pessoas são essenciais no contexto das organizações. São elas (as pessoas) que formulam, planejam e implementam estratégias e processos operacionais, com foco no alcance dos objetivos organizacionais. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar a percepção dos funcionários acerca da qualidade dos processos de gestão de RH adotados na OAB/PI. Utilizou-se como metodologia um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado no padrão Likert, contendo 30 afirmativas sobre as seis dimensões que integram o processo de gerenciamento de RH. O questionário foi aplicado a uma amostra composta por 53 funcionários da sede administrativa da instituição, localizada na cidade de Teresina (PI). Os resultados obtidos demonstraram que os colaboradores se sentem contemplados em vários aspectos das dimensões avaliadas, porém necessitam de uma gestão de pessoas mais participativa e comprometida com o desenvolvimento profissional, com incentivos e com reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. A pesquisa permitiu identificar, a partir da percepção dos colaboradores, quais dimensões do processo de gestão de RH exigem intervenções, bem como indicar ações estratégicas que possam melhorar o desempenho da instituição no gerenciamento de pessoas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.