Empreendedorismo feminino e a relação trabalho-família em um contexto de pandemia: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2595-430X.2023.006.0003%20

Palavras-chave:

Empreendedorismo feminino, Trabalho-família, Pandemia

Resumo

O número de empreendimentos liderados por mulheres está em constante ascensão no Brasil. O empreendedorismo feminino é uma fonte de renda que contribui ativamente na geração de empregos e produção de riquezas. Com isso o presente trabalho tem por objetivo geral identificar se a pandemia da COVID-19 impactou a mulher empreendedora brasileira no desafio de conciliar suas atividades de ordem pessoal e profissional. Em relação à metodologia, a pesquisa realizada é de natureza descritiva, trata-se de uma revisão bibliográfica. A síntese dos resultados nos fez observar que apesar do aumento no número de empreendimentos liderados por mulheres ainda existe muito preconceito no que tange às questões de gênero e estereótipos associados ao empreendedorismo feminino. Perante essa atmosfera depreciativa e com o surgimento da pandemia de COVID-19 a situação tornou-se ainda mais delicada. Visto que os estudos comprovaram que a gestão do tempo e as dificuldades em ajustar as atividades profissionais e pessoais pioraram durante esse período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Cândido Maria, Instituto Federal de Minas Gerais

Graduação em Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista, IFMG-SJE, Brasil. Estudante do curso de Bacharelado em Administração na mesma instituição. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação.

Sheldon William Silva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2022) na área de concentração em Estratégia de Negócios Globais e Finanças Corporativas. Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo (2012). Especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológica; Metodologias Ativas e Gestão Empresarial. Bacharel em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2006). Docente desde 2007 em cursos de graduação e pós-graduação em Gestão, com experiência na coordenação de cursos de tecnologia, bacharelado e pós-graduação. Avaliador de cursos de graduação pelo INEP/MEC. Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais.Temas de interesse: eficiência de organizações públicas e privadas, empreendedorismo, comércio exterior, relações internacionais, aprendizagem organizacional e metodologias inovadoras de ensino.

Eber Lopes Mendes, Instituto Federal de Minas Gerais

Mestrando em Economia. MBA em Gestão de Petróleo e Gás pela UGF (2010). Especialista em Controladoria e Finanças Empresarial pela UFLA (2006) e Graduado em Administração pela Universidade FUMEC (2004). Atuou por muitos anos como Especialista de Planejamento Estratégico em empresas privadas. Atuou como Professor Substituto no IFMG - Campus Sabará, lecionando disciplinas da área de gestão. Atualmente é CEO e empresário da Mendex Telecom. Tem experiência na área de Probabilidade, Estatística, Gestão e Planejamento.

José Leonardo de Oliveira Rodrigues, Instituto Federal de Minas Gerais

Mestre em Administração pela Unihorizontes, Especialista em Administração de Sistemas de Informação pela UFLA e graduação em Administração pela Unifasar. Professor efetivo do IFMG Campus São João Evangelista. Atuações como professor substituto no Campus Carmo de Minas do IFSULDEMINAS, Professor nos cursos de Administração, engenharias, Pedagogia e Educação Física pela Unifasar. Tutor da Grow Up Consultoria Júnior da Unifasar. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa ? CEP 8122. Avaliador Ad Hoc do PaeX/UEMG. Professor parecerista da revista multidisciplinar Multices (B4) ISSN 2317-0379 do Centro de Ensino Superior de Ensino de Conselheiro Lafaiete/MG. Atuação em pós-graduação na Faculdade Machado Sobrinho de Juiz de Fora. Atuação como tutor no curso de Administração Pública da NEAD/UFSJ e CAED/UFOP. Atuação como colaborador externo no CAED/UFJF. Professor nos cursos técnicos municipais da cidade de Conselheiro Lafaiete. Experiência na área de Administração, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Informação, Redes Sociais, Planejamento e Organização, Administração de Serviços, Gerenciamento de Projetos e Serviços, Técnicas Modernas de Gestão Educação à Distância e Análise Qualitativa de Projetos de Pesquisa.

André Geraldo da Costa Coelho, Instituto Federal de Minas Gerais

Professor efetivo da área de Administração do Instituto Federal de Minas Gerais- IFMG - Campus São João Evangelista. Pesquisador das seguintes linhas de pesquisa: empreendedorismo e estratégia. Atualmente é Coordenador do Curso de Bacharelado em Administração e Coordenador dos Estágios Obrigatórios e Não Obrigatórios do referido curso. Atuou como Coordenador do Centro de Educação à Distância e Coordenador Técnico do Núcleo de Gestão e Empreendedorismo do referido Campus. Mestre em Administração Profissional pela Fundação Dr. Pedro Leopoldo-FPL(2015). Especialista em Docência para Educação Profissional (2013), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-MG). Possui graduação em Administração (2008) e Especialização em Gestão Empreendedora de Empresas (2011) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

João Francisco Sarno Carvalho, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) campus Passos (MG). Doutor em Inovação Tecnológica pelo ICEx/UFMG (2020) na linha de pesquisa em Empreendedorismo, Gestão da Inovação e Propriedade Intelectual. Mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pela UNIFEI (2016) na linha de pesquisa em Desenvolvimento e Sociedade. Especialista em Docência no Ensino Superior pelo SENAC-SP (2017). Bacharel em Administração pela UFLA (2013). É consultor científico ad hoc de periódicos nas áreas de ciências sociais, ciências sociais aplicadas, educação/ensino e interdisciplinar. Pertence e lidera o Grupo de Estudo e Pesquisas em Inovação do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas Gerais (VALE INOVAR). Possui experiência como docente em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. Também possui experiência em Educação a Distância (EaD) como Professor, Professor Orientador e Tutor. Possui experiência como coordenador de curso técnico integrado ao Ensino Médio e de Curso Superior. Os campos temáticos de interesse são Administração Geral, Gestão de Organizações, Gestão da Inovação, Empreendedorismo e Inovação Tecnológica.

Downloads

Publicado

2023-06-19

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)