AVALIAÇÃO DO RISCO CARDIOVASCULAR DE PESSOAS IDOSAS ATENDIDAS POR UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
Palabras clave:
Palavras-chave: Saúde do Idoso; Risco Cardiovascular; Qualidade de vida; Idoso; Exercício Físico.Resumen
RESUMO
Introdução: A senescência, processo de envelhecimento inerente a todo ser humano, traz consigo diversas alterações ao corpo de cada indivíduo, a exemplo de enrijecimento arterial, predisposição ao acúmulo de placas ateromatosas e tendência ao sedentarismo, fatores esses que em conjunto aumentam o risco de eventos cardiovasculares.
Objetivo: Avaliar o risco cardiovascular de pessoas idosas que são atendidas por Unidades Básicas de Saúde.
Métodos: Trata-se de um estudo descritivo com uma amostra de 76 pessoas idosas registradas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) localizadas no município de Aracaju. Os participantes do estudo foram submetidos a uma anamnese abrangente para avaliar seu perfil socioeconômico e de saúde, além de fornecer os dados essenciais para calcular o Escore de Risco Global de Framingham (ERG).
Resultados: Observou-se que as médias glicêmicas dos participantes é de 102 mg/dL, acima do limite da normalidade proposta pela SBD e, também, estão com uma média de LDL em torno de 132 mg/dL, ou seja, fora das metas terapêuticas da DBD.
Conclusão: A proposta diante dessa temática é mostrar a necessidade das implementações de políticas públicas relacionadas à promoção da saúde cardiovascular dos idosos.
Palavras-chave: Saúde do Idoso; Risco Cardiovascular; Qualidade de vida; Idoso; Exercício Físico.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Scire Salutis

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.