Impacto da parceria, gestão municipal e universidade pública na eficiência dos serviços públicos de saúde: caso Simão Dias
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.003.0008Palavras-chave:
Saúde pública, Universidade, Indicadores de saúdeResumo
O presente estudo busca apresentar a importância que as ferramentas modernas de gestão da informação exercem como contribuição para a qualidade dos serviços no setor público. Nesse sentido, destaca-se o papel da universidade, disponibilizando pesquisas que fazem parte da produção científica sobre técnicas de gestão da qualidade da informação, com possibilidade de aplicação prática, como mecanismos capazes de contribuir para a melhoria da gestão pública. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, usando como procedimento o estudo multicasos, por meio de dados primários obtidos nas demonstrações contábeis dos municípios e, a abordagem do problema, foi quantitativa. O estudo revelou que no último ano de mandato vários indicadores (Orçamentários, Financeiros e Patrimoniais) tiveram variação maior, ou seja, se elevaram em relação. Aprofundando no contexto da saúde, a parceria entre a gestão municipal e as Universidades, públicas e privadas, tem o potencial de transformar os serviços de saúde. Através do pilar, ensino, pesquisa e extensão, as contribuições estabelecidas, podem alavancar a gestão em saúde, através das pesquisas aplicadas, que podem ser diretamente colocadas em prática nas melhorias dos serviços de saúde, seja no desenvolvimento de novos tratamentos, práticas de prevenção ou até mesmo abordagens administrativas; Na formação clínica, na presença de estudantes de medicina e outras áreas da saúde em estágios e residências em hospitais e clínicas municipais que podem enriquecer a qualidade do atendimento, trazendo novos aprendizados e atualizações constantes; Na tecnologia e inovação, onde as Universidades muitas vezes têm acesso a tecnologias de ponta e podem introduzir novos equipamentos e técnicas no ambiente de clinicas e hospitais do município; Em programas de extensão que oferecem atendimentos gratuitos ou a baixo custo para as comunidades, o que pode desafogar os serviços públicos municipais; E na educação continuada, através de cursos, workshops e seminários, os profissionais de saúde da rede municipal podem se atualizar e aprimorar suas habilidades, garantindo um serviço de maior qualidade à população.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.